ECONOMIA

IPVA 2021: saiba como economizar no pagamento

Apesar de poder ser parcelado, o pagamento pode sair mais barato para quem o faz à vista

Compartilhe:
5 de janeiro de 2021
Márcia Catunda

Os donos de carros e motos já sabem: quando chega o início do ano, vem também o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A taxa é cobrada para todos os veículos motorizados que circulam nas ruas, avenidas e estradas do País.

IPVA 2021: saiba como economizar no pagamento
Foto: Divulgação / Governo do Estado do Ceará

Porém, como é um imposto estadual, cabe ao Governo do Ceará realizar essa arrecadação. Por isso, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) já liberou o boleto para impressão, basta acessar o aplicativo Meu IPVA ou o site oficial.

Este documento não será enviado pelos Correios ou por e-mail. Para emitir o boleto, é preciso ter em mãos o chassi do veículo ou o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa.

Leia também | Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021

O pagamento pode ser feito nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e nas casas lotéricas. Há também a opção de quitar o imposto com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco

À vista ou parcelado?

Como o começo do ano, geralmente, vem junto com muitas contas a pagar, o ideal é fazer um planejamento e analisar qual a melhor forma de realizar o pagamento do IPVA.

Neste ano, quem pagar o imposto em apenas uma parcela até o dia 29 de janeiro de 2021 ganha um desconto de 5% do valor. Como o Governo do Ceará reduziu o IPVA em 4,95%, o abatimento vai para quase 10% para quem paga à vista. Essa é uma boa opção para quem tem uma poupança.

Leia também | Corretoras poderão atuar com pagamentos de boletos a partir desta segunda-feira (4)

Porém, nem pagar tudo de uma vez é possível. Para quem não tem o dinheiro para pagar à vista, o IPVA pode ser parcelado em até 5 vezes, com a primeira parcela para 10 de fevereiro e a última para 10 de junho. Apesar de não dar direito ao desconto, o parcelamento pode ser uma opção interessante para suavizar os custos.

Os economistas, porém, reforçam: fazer um empréstimo para pagar o IPVA nunca é uma boa opção.

Isenção

Há, ainda, quem está livre do imposto em 2021. Pessoas com deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares estão isentos do pagamento do IPVA.

Os donos de veículos com mais de 15 anos de fabricação também estão isentos do pagamento.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.