Festas privadas ou públicas não podem acontecer no Estado
Novo decreto mantém limitações do fim de ano e proíbe carnaval no Ceará
O governador do Ceará, Camilo Santana, proibiu festas e eventos comemorativos de carnaval. Em novo decreto anunciado nesta sexta-feira (8), o líder do executivo ainda cancelou os pontos facultativos e feriados relacionados ao período, como aconteceu em anos anteriores. A nova resolução ainda mantém as limitações do fim de ano.
Os eventos carnavalescos não podem acontecer em locais públicos ou privados. O comércio e a indústria podem funcionar no período, caso os setores concordem. “Seguimos o princípio da prudência, para tentar evitar que o Ceará adote medidas mais duras, como já vêm ocorrendo em outros estados”, escreveu.
1. Continua em vigor até o dia 31/1 as medidas previstas no decreto de fim de ano, como a proibição de festas, shows e eventos sociais. As medidas passam a constar num decreto único; pic.twitter.com/95ivZBwXrz
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) January 8, 2021
Para reduzir o impacto negativo no setor de eventos, afetado pela decisão, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza realizam uma reunião na segunda-feira (11), para discutir um plano de apoio aos carnavalescos.
Bolsonaro mantém feriado
No dia anterior, o presidente Jair Bolsonaro já tinha afirmado que o feriado seria mantido. Sobre as festas, o gestor declarou que cada um é responsável por seus atos.
“Aqui tão perguntando se vai ter feriado durante o carnaval. Esse feriado é uma lei federal. Então, a ideia nossa é logicamente não criar nenhum óbice e manter o feriado. Agora se o cara vai pular ou não o carnaval, se vai ter carnaval ou não é outra história. E nós pretendemos manter que é um carnaval religioso, é isso mesmo? Segunda e terça é feriado. Nós vamos manter e cada um é responsável pelos seus atos”, apontou.
Embora a portaria sobre os feriados e pontos facultativos seja federal, estados e municípios podem fazer suas regras.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.