ECONOMIA

Poupança perde da inflação e tem pior rendimento em 18 anos

Levantamento da consultoria Economatica mostra que foi a segunda maior perda da poupança no Plano Real

Compartilhe:
12 de janeiro de 2021
Antonio A. F. dos Santos

Levantamento da consultoria Economatica mostrou que a rentabilidade da poupança em 2020 foi a pior em 18 anos e a segunda maior queda da aplicação desde o início do Plano Real em 1994.

Poupança perde da inflação e tem pior rendimento em 18 anos
FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Nesta terça-feira (12), o IBGE informou que a variação de preços medida pelo IPCA, índice de inflação oficial do país, fechou o ano em 4,52%, maior taxa desde 2016.

Com isso, a poupança acumulou um rendimento negativo em 2020 de -2,30%, segunda maior queda do plano Real. A maior queda de poder aquisitivo aconteceu no ano de 2002, quando o poupador teve uma perda real de -2,90%, informou a Economatica.

Também é a segunda vez seguida que a poupança perde da inflação. Em 2019, a caderneta encerrou o ano com rendimento negativo em -0,05%. Desde o início do Plano Real, em 1994, é a quinta vez que o investimento em poupança faz com que os investidores tenham retorno negativo.

O rendimento da poupança está atrelado às taxas de juros do país. Pelas regras atuais, a poupança rende 70% da taxa Selic, que é a taxa de juros básica da economia. A taxa Selic está atualmente no seu menor nível histórico, 2% ao ano.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.