EMOÇÃO

Primeira brasileira vacinada em solo nacional comemora: “recomeço de uma vida”

Compartilhe:
17 de janeiro de 2021
Ninho Digital

A enfermeira Mônica Calazans (54) foi a primeira brasileira vacinada contra o novo coronavírus em território nacional. A dose foi aplicada em São Paulo, logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial no país.

Primeira brasileira vacinada em solo nacional comemora: “recomeço de uma vida”
Foto: Reprodução / Record News

“Eu não sou cobaia, sou participante de uma pesquisa. E estou muito orgulhosa de ser a primeira a ser vacinada”, comemorou Calazans. “Eu falo como brasileira, vamos nos vacinar. Não tenham medo! Com essa vacina, vamos voltar a ter uma vida normal”, conclamou.

Antes de tomar a vacina, Mônica, paciente obesa, hipertensa e diabética, falou ao governador de São Paulo, João Doria: “o senhor não tem noção da minha felicidade”.

Confira a transmissão da Record News: 

No pico da pandemia, Mônica se inscreveu para vagas de Contrato por Tempo Determinado (CTD), escolhendo trabalhar no Emílio Ribas. Ela trabalha em turnos de 12 horas, em dias alternados, na UTI do Emílio Ribas, hospital de referência para casos graves da doença. O setor tem 60 leitos exclusivos para o atendimento a pacientes com coronavírus, com taxa de ocupação média de 90%.

Leia mais | Coronavac: Governo do Ceará antecipa chegada das primeiras doses ao Estado

“Não é apenas uma vacina. É o recomeço de uma vida que pode ser justa, sem preconceitos e com garantia de que todos nós teremos as mesmas condições de viver dignamente, com saúde e bem-estar”, disse a enfermeira;

Quando começaram os testes clínicos da vacina Coronavac pelo Instituto Butantã, ela também se voluntariou para os testes. No começo deste ano, ela contou em reportagem ao site do Coren (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) que já tinha tomado duas doses e não teve nenhum tipo de reação. “Sou monitorada periodicamente. Além disso, há um canal do WhatsApp pelo qual entram em contato semanal comigo”, explicou. Como ela foi escolhida agora para tomar a vacina, pode-se imaginar que ela tinha tomado placebo.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.