PRIMEIRO DOMINGO

Salas cheias impedem a participação de candidatos no Enem

Antes da avaliação, o Inep tinha assegurado que havia espaço suficiente para os 5,7 milhões de estudantes

Compartilhe:
17 de janeiro de 2021
Ninho Digital

Após o fim do primeiro dia de provas, candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utilizaram as redes sociais para denunciar que a lotação nas salas de aula impediu a participação na prova. Antes da avaliação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tinha assegurado que havia espaço suficiente para os 5,7 milhões de estudantes.

Salas cheias impedem a participação de candidatos no Enem
Foto: Agência Brasil

“Para piorar, os estudantes estão sem saber o que vai acontecer no segundo dia de provas. Quem participou hoje é que poderá participar no próximo domingo? Quem foi barrado não pode mais fazer a próxima prova?”, questiona uma estudante, nas redes sociais.

Leia mais | Enem 2020 deve ter alto índice de desistência, segundo professor

Peguei covid-19 no Enem, posso processar o Inep e refazer a prova?

Cearenses aderem campanha pelo adiamento do Enem; Inep mantém data

“Vergonha a organização do Enem. Meu filho foi barrado na entrada e retirado quase à força do local de prova, sob a justificativa que a sala onde iria fazer a prova já tinha atingido a lotação. Disseram que ele tem que requerer a aplicação”, comentou um pai, em resposta a uma publicação do Inep.

Em outro post do Instituto, um estudante comentou: “balanço: falta de organização, estudantes sendo barrados, aglomerações dentro e fora, salas com mais de 50%”.

O Inep apresenta, nas próximas horas, um balanço sobre o primeiro domingo de prova. Até o momento, não houve nenhuma manifestação sobre a denúncia dos candidatos, apesar do assunto figurar entre os mais comentados nas redes sociais.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) afirmou ter recebido denúncias de candidatos orientados a remarcar a prova por conta da superlotação. “Como não organizaram isso previamente? Não adiaram o ENEM, fizeram milhares de estudantes se locomoverem e agora estão mandando estudante embora? Irresponsáveis!”, diz nota divulgada pela organização.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.