Enquanto o valor continua alto, veja algumas dicas para substituir o consumo da carne de boi
Carne bovina pode ficar mais barata no primeiro semestre de 2021
Entre os diversos aumentos de preços que os brasileiros tiveram que encarar em 2020, um dos mais significativos foi o da carne bovina. No último mês de dezembro, o preço médio desse alimento era, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de R$ 39,20. Esse valor é R$ 15,59 mais alto do que o de janeiro de 2019.
Em Fortaleza, a variação no preço da carne chegou a 32,97%. No momento mais crítico da pandemia de covid-19, a oscilação foi mais agressiva: 61,32%.
Porém, a expectativa é de que essa onda de preços altos tenha parado. No melhor cenário, a carne bovina pode até ficar mais barata. É o que explica o presidente do Sindicarnes, Francisco Ewerton:
“Entramos em janeiro de 2021 com a perspectiva de baixar a carne. Estamos no período de safra do boi, que vai até julho”, diz ele.
Segundo o presidente do Sindicarnes, o cliente ainda não sentiu a redução nos preços porque os custos da produção da carne ainda estão muito elevados. A pandemia de covid-19 obrigou toda a cadeia produtiva a mudar a rotina de trabalho, adicionando novos insumos nos custos, como o álcool em gel.
“Nós estamos no reflexo do ano passado. Esses insumos pesaram muito e ainda não baixaram”, explica. “No mês de fevereiro ou março, a gente vai sentir as primeiras reduções no preço da carne. Vamos aguardar o período da safra e ver o comportamento, mês a mês, para entender a economia no Brasil”, conclui Francisco Ewerton.
Enquanto a carne bovina não fica mais acessível, a opção que muitos brasileiros têm escolhido é de reduzir o consumo deste alimento. Em entrevista ao Grupo Cidade, a nutricionista Monalisa Moreira dá algumas dicas sobre como substituir o boi por outras fontes de proteínas:
– Cortes mais magros e proteicos do frango, como o peito e o filé, são boas opções de substitutos.
– Ovos também são fontes de proteínas, com alto valor biológico e diversas vitaminas e minerais importantes para o ser humano.
– Alguns vegetais, como os cogumelos e as abobrinhas, também são boas opções de substitutos. Porém, a carne possui um índice mais elevado de proteínas, então é importante que as proteínas vegetais sejam consumidas em maior quantidade.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.