Documentário narra trajetória de cearenses vítimas da ditadura militar no Brasil
O documentário “Memórias Reveladas: os jornalistas cearenses vítimas da ditadura militar 1964/1985” será lançado nesta quinta-feira (21), às 19h, em uma solenidade virtual. No filme, com 26 minutos de duração, profissionais relatam prisões e torturas durante o regime ditatorial.
“Este documentário é apenas um breve recorte de histórias e fatos tristes vivenciados por jornalistas no exercício profissional, e que há oito anos pareciam coisa do passado”, avalia Marilena Lima, diretora.
O curta-metragem também conta com depoimentos de familiares das vítimas. Após a solenidade de lançamento, o filme será exibido, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).
Com produção iniciada em 2013, o filme foi finalizado por meio de fomento da Lei 14.077 – Lei Aldir Blanc, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), e retrata como o golpe militar de 1964 encontrou abrigo no Ceará.
A produção tem roteiro e direção da jornalista Marilena Lima e é baseada nas informações coletadas pela Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas do Ceará, organizada pela Sindjorce e responsável, em 2013, pelo levantamento dos casos de violações dos direitos humanos cometidos contra integrantes da categoria no Estado no período de 1964 a 1988.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.