Em Fortaleza, o número de leitos será quase o dobro do que está disponível agora
Ceará terá 211 novos leitos de UTI exclusivos para Covid-19
O Governo do Ceará anunciou, na noite desta quinta-feira (21), que vai adicionar 211 novos leitos de UTI exclusivos para covid-19 na rede pública de saúde. Na manhã desse mesmo dia, o governador Camilo Santana já havia falado sobre essa ampliação nos leitos, assim como outras medidas para combater a disseminação da covid-19.
Em Fortaleza, o número de vagas para o tratamento da covid-19 via quase dobrar. De 181, valor que a Capital tem atualmente, a quantidade vai passar para 343. No Cariri, de 93 vai passar para 112. No Sertão Central, o número sairá de 20 para 30 leitos.
Sobral (com 60 leitos) e o Litoral Leste do Ceará (com 10 leitos) continuam com as mesmas quantidades.
Segundo o boletim da Secretaria da Saúde, essa ampliação no leito de UTIs deve ser concluída em até 15 dias.
Durante a coletiva da manhã desta quinta-feira, o governador alertou que a maior parte do aumento de casos da covid-19 no Ceará acontecem em Fortaleza.
Outras medidas de combate à pandemia
Entre as novas medidas divulgadas pelo governador Camilo Santana, estão a proibição do uso de áreas comuns de lazer em condomínios de praia e recomendação para que a população evite viagens intermunicipais.
Haverá também recomendação de protocolos nos condomínios urbanos. Ao ser questionado sobre o porquê da não tomada de decisão antes do crescimento da curva de casos, o governador respondeu: “Esse aumento de casos não vinha refletindo na demanda assistencial, na demanda das Upas [Unidades de Pronto Atendimento] e nos óbitos. Porém, nas últimas semanas houve aumento na demanda assistencial, principalmente na Capital. Isso acende um alerta”.
Camilo disse ainda que não tomará medidas que afetem a economia. “Nossa intenção é não tomar nenhuma medida que afete a economia do Estado, mas vamos avaliar semana a semana”, disse.
Ele informou também que irá intensificar a fiscalização em bares, restaurantes e punir estabelecimentos reincidentes: “Vamos intensificar as multas, fiscalizar o uso de máscaras e a interdição de estabelecimentos. A decisão do comitê é a multa e a interdição do estabelecimento que continuar gerando aglomeração”.
Confira o vídeo da coletiva:
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.