Casos de câncer com demora na resposta ao tratamento de quimioterapia ou transplante de medula óssea vão ganhar novo aliado no Ceará
Terapia celular desenvolvida pelo Hemoce promete ser eficaz no combate ao câncer
Há mais de três anos, um projeto de terapia celular inovador no Brasil é desenvolvido no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). O tratamento, conhecido como Car-T Cell, é direcionado a pacientes com câncer que não respondem à quimioterapia ou ao transplante de medula óssea.
Fernando Barroso, coordenador do Centro de Processamento Celular do Hemoce e chefe do setor de hematologia e transplante do Hospital Universitário Walter Cantídio, explica que a “terapia celular permite resgatar pacientes que não teriam nenhuma outra alternativa. Ela tem base no transplante de medula óssea, que na verdade é a terapia celular mais antiga que conhecemos”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O tratamento apresenta diversos benefícios como o baixo custo, já que adota o chamado Car-T Cell manufaturado. Com a nova técnica, pacientes não precisam realizar terapias convencionais e tomar medicamentos com custos elevados. Segundo Barroso, “a terapia celular Car-T Cell pode ter a capacidade de coletar a célula para tratarmos fora do paciente e depois refundir essas células para ele [paciente] combater a doença que antes era considerada intratável”.
Leia mais | Infecções com sintomas recuam 94% entre vacinados, indica estudo
Apesar de pouco conhecida no Brasil, a terapia celular Car-T Cell já é difundida na Europa e nos Estados Unidos. O Ceará pode se tornar pioneiro no uso da técnica no Norte e Nordeste do País. A ideia é que a terapia celular seja iniciada e se mantenha no Sistema Único de Saúde (SUS), como uma opção mais economicamente viável. Critérios vão selecionar pacientes assistidos pelo tratamento.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
O projeto é desenvolvido pelo Hemoce e conta com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e parceria do Hospital Universitário Walter Cantídio.
Escute a matéria:
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.