“Se foi ótimo para o seu conhecido, não significa que será para você”, alerta especialista
Uso de antibióticos sem recomendação médica pode levar a problemas oculares
A prescrição popular de antibióticos sem recomendação médica pode resultar em efeitos colaterais e, principalmente, a possibilidade de mascarar o problema de saúde. “Existem vários tipos de bactérias, e os riscos do uso desses medicamentos sem prescrição são grandes, pois cada bactéria deve ser tratada com um remédio diferente”, alerta o oftalmologista Giuliano Veras.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No tratamento de doenças oculares e no período pós-cirúrgico, os colírios antibióticos são essenciais quando usados corretamente. Ao contrário disso, os efeitos podem ser graves. “Pacientes chegam ao consultório relatando que, em virtude de uma melhora em sua condição, ou deixaram de usar o recomendado, ou passaram a usar menos que a indicação médica, ou esqueceram de aplicar. E há também os casos em que trocam o prescrito pela recomendação de um conhecido. ‘Foi ótimo para ele’”, relata o oftalmologista.
Leia mais | Covid-19: HGF registra 100% de ocupação em leitos de UTI e enfermaria
Entre as alterações oculares que a utilização indevida de antibióticos pode provocar, o especialista pontua a diminuição da visão e uma irritação ocular persistente. “Nos casos em que o paciente está em tratamento, mas não obedece à recomendação médica quanto ao uso do medicamento em colírio, isso pode comprometer a completa cicatrização da lesão”, acrescenta.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
“O antibiótico é um dos remédios mais lembrados naquele momento de anormalidade, principalmente por pessoas que buscam soluções rápidas para o problema. É importante mais uma vez reforçar a importância da consulta médica, onde será prescrito o medicamento ideal. O consumo inadequado tem como resultado esses citados acima e outras inúmeras consequências”, conclui Giuliano Veras.
Antibióticos
Os antibióticos são substâncias capazes de matar ou inibir o crescimento de bactérias e utilizados para tratar infecções bacterianas. Podem ser bactericidas, quando destroem diretamente as bactérias, ou bacteriostáticos, quando impedem a multiplicação das mesmas, facilitando o trabalho do sistema imune no controle da infecção.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.