O caso é de Sorocaba e o infectado não tem registro de viagem à África do Sul
Covid-19: primeiro caso da variante da África do Sul no Brasil é identificado em Sorocaba
Nesta quarta-feira (31), o Governo de São Paulo informou que identificou, pela primeira vez no Brasil, um paciente infectado por uma variante do coronavírus semelhante à que foi encontrada na África do Sul. O caso é de Sorocaba e o infectado não tem registro de viagem ao País e não teve contato com alguém que tenha passado por lá.
Leia também | Fortaleza: veja os 65 pontos de vacinação que funcionam no feriado da Semana Santa
A análise genética do vírus está sendo feita pelo Instituto Butantan. Segundo o diretor da instituição, Dimas Covas, a variante é semelhante à que foi identificada na África do Sul, mas como o paciente não teve contato direto com uma pessoa que possa ter transmitido essa mutação, há a suspeita de que ela seja uma evolução da P1, variante do Amazonas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ele também afirmou que a nova cepa, apesar de parecer com a sul-africana, possui algumas diferenças na assinatura genética, o que reforça a teoria de que ela é uma outra versão da variante brasileira.
A aparição de uma nova cepa no Brasil aumenta o alerta do combate à pandemia no País. Um exemplo foi o que aconteceu com a aparição da P1, variante do Amazonas. Após alguns meses de circulação, a mutação é a responsável pela maior parte dos casos de covid-19 nesta segunda onda. Aqui em Fortaleza, estima-se que mais de 70% das infecções são por conta desta mutação.
Recorde de mortes por covid-19
No segundo recorde seguido de mortes por covid-19 registradas em 24 horas, o Brasil alcançou 3.869 óbitos entre terça-feira (30) e quarta-feira (31).
Na terça-feira, o país registrou 3.780 falecimentos registrados. Com as novas vítimas acrescidas às estatísticas, o total de vidas perdidas para a pandemia chegou a 321.515. Ontem, o total era de 317.646.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Ainda há 3.495 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.