PANDEMIA

Quando será a curva da Covid?

O esforço de cientistas e profissionais da saúde tem sido contínuo em achar respostas

Compartilhe:
6 de abril de 2021
Ninho Digital

Há um consenso sobre a Covid no Brasil e no mundo: a imprevisibilidade. É difícil adiantar qualquer caminho percorrido por um vírus novo e que, já vimos, ter poder de surgir em outras variantes ainda mais perigosas. Mas o esforço de cientistas e profissionais da saúde tem sido contínuo em achar respostas.

Quando será a curva da Covid?
Foto: Rodrigo Carvalho / PMF

A corrida contra o tempo para que as vacinas cheguem antes que outras versões resistentes a elas surjam, é uma realidade diária. A batalha é dura, mas são as pequenas vitórias que dão esperança.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Em 4 de abril, o Ceará alcançou a marca de 552 mil casos registrados de Covid-19 e mais de 14.400 mortes. Há ainda 388.598 pessoas recuperadas e 75.816 casos sob investigação. Esses são os dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado.

Leia mais | Vacinação evitou segunda onda da Covid-19 em profissionais de saúde no Ceará

Covid-19: com uma semana para flexibilização, 94,56% dos municípios no Ceará estão em alerta altíssimo

Os números ainda são altos e a expectativa é de que o platô, ou seja, a estabilidade do pico, seja alcançado no final de abril. Então vamos entrar no que os especialistas chamam de curva decrescente, quando os números começam a cair. Mas, claro, isso depende de uma conjunção de fatores, como o isolamento social, o cumprimento por parte da população das medidas sanitárias, ações do poder público e por aí vai. Hoje a taxa de letalidade do vírus é de 2,6% no Ceará. Só para se ter uma ideia, no começo de maio de 2020, a taxa era de 7,7%.

Outro detalhe importante, como explica o doutor Roberto da Justa, infectologista e integrante da diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), é que o cenário epidemiológico é diferente para cada região do Estado.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

“O Ceará é grande e por isso essa estabilidade pode chegar em momentos diferentes. Temos Fortaleza, região sul, norte e centro do estado. Cada uma tem as suas peculiaridades e por isso é difícil determinar um momento comum a todas. O fato é que ainda são muitos casos de Covid registrados para se precisar uma data certa”, conclui.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.