CLIMA NO CEARÁ

Mês de maio começa com fortes chuvas na Capital e no interior

De sexta para sábado, fortes chuvas foram registradas na Capital. No fim de semana, chuvas abrangentes devem ser registradas na região centro-norte.

Compartilhe:
1 de maio de 2021
Assistente de Redação Vídeo

A passagem do mês de abril para maio foi marcada por muita chuva no Ceará. Em Fortaleza, um temporal foi registrado na noite desta sexta-feira (30). Em vários pontos da Capital, foram registrados  trovoadas e rajadas de ventos fortes.

Mês de maio começa com fortes chuvas na Capital e no interior
Segundo a Funceme, áreas de instabilidade deverão ser responsáveis por chuvas. Foto: Denilson Souza

No bairro Dois Irmãos, a força das chuvas foi o suficiente para arrancar parte da cobertura de um templo religioso. A estrutura metálica foi arremessada para a rua e atingiu a fiação elétrica derrubando cabos, danificando poste e até um transformador.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Diante do episódio, os moradores do bairro ficaram sem energia e a rua precisou ser interditada. Apesar do susto e dos estragos, ninguém saiu ferido.

Confira a reportagem sobre o assunto que foi ao ar na edição especial do CE no Ar neste sábado (1):

Previsão do tempo

Para além da capital, os primeiros dias de maio devem ser marcados por muita chuva. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas no Estado devem ser concentradas no sábado (1º), com um cenário favorável para chuvas abrangentes na região centro-norte.

A Funceme também indica uma expectativa, conforme resultados de modelos numéricos e análise das atuais condições de tempo, de que a faixa litorânea receba precipitações entre madrugada e manhã de sábado (1º), assim como o Maciço de Baturité. Já nas demais áreas do centro-norte, os acumulados deverão ser registrados entre tarde e noite do dia. As demais regiões do Estado devem receber chuvas mais reduzidas.

Para o domingo (2), a previsão é de redução nas condições para chuva, ficando o Estado com possibilidade de precipitações em todas regiões do Ceará. Ainda conforme a Funceme, há uma tendência de registros pouco abrangentes (entre 5 e 20% do território de cada uma delas).

O cenário foi traçado com base na atuação de áreas de instabilidade, sistema de brisa, além de outros fatores físicos locais como temperatura e relevo. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se posicionada em torno de 2°N, não influenciando de forma direta nas condições de tempo do Ceará. Maio marca o último mês da quadra chuvosa no Estado.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.