COVID-19

Covid-19 afeta mais as mulheres no Ceará, mas mortalidade é maior entre homens

A ingestão de bebida alcóolica aliada à procura tardia por atendimento são fatores que explicam os dados

Compartilhe:
5 de maio de 2021
Portal GCMAIS

Dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará, apontam o cenário em que as mulheres representam a maioria expressiva entre as pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado. Até o início desta semana, eram pouco mais de 379.000 casos entre o público feminino. Por sua vez, os homens possuem cerca de 74 mil notificações a menos.

Covid-19 afeta mais as mulheres no Ceará, mas mortalidade é maior entre homens
Foto: Amazônia Real / Reprodução

Porém, quando observamos as mortes, pouco mais de 9.900 homens com Covid-19 foram à óbito no estado, até a última segunda-feira. Entre as mulheres, foram 7.867. Em entrevista à Rádio Jovem Pan News Fortaleza, o infectologista Roberto Justa explicou que alguns fatores podem contribuir para que o número de óbitos entre homens seja mais elevado, como o hormônio testosterona. Ouça:

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, ainda tem muitos pontos a serem desvendados, mais ainda com o surgimento das novas variantes. Este ano, os pacientes têm casos agravados entre o 10º e o 12º dia. Neste momento, muitas pessoas deixam de procurar atendimento médico, em sua maioria, homens. O infectologista Pablo Eliack Linhares destaca que o aspecto cultural pode ajudar a compreender porque o público masculino morre mais por conda do novo coronavírus.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

O infectologista Roberto Justa cita aspectos biológicos para justificar o fato de os homens serem as maiores vítimas da Covid-19. Segundo o especialista, o receptor usado pelo vírus para entrar nas células humanas possui distribuição diferenciada em cada pessoa.

“Talvez exista um maior número de receptores entre os homens e isso faz com que a doença seja mais grave e mate mais os indivíduos do sexo masculino. Também ainda não se tem um conhecimento consolidado sobre essa possibilidade, mas se cogita essa questão”, finaliza Roberto Justa.

No Ceará, a taxa de letalidade média da Covid-19 é de 2,6%. Na análise apenas dos homens, a taxa supera a média estadual e nacional: 3,2%.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.