PANDEMIA

Covid-19: média móvel de casos em Fortaleza é 72% menor à média registrada no fim de abril

Apesar da indicação de estabilidade, Fortaleza continua em patamar elevado de casos.

Compartilhe:
10 de maio de 2021
Teste Teste

O boletim epidemiológico da Prefeitura de Fortaleza divulgou, através do último informe semanal, que a capital apresentou uma redução de 72% na média móvel de casos de Covid-19, comparada à duas semanas atrás. Entre os dias 30 de abril a 06 de maio de 2021, a positividade das amostras (RT-PCR) analisadas pelos laboratórios da rede pública foi de 46,9%. A média móvel estimada atual foi de 284,0 casos, e duas semanas atrás, 1.005,3 casos.

Covid-19: média móvel de casos em Fortaleza é 72% menor à média registrada no fim de abril
Foto: Mateus Dantas

Apesar dos dados indicarem a tendência de estabilidade, é preciso compreender que a curva epidêmica de casos confirmados ganhou velocidade em abril e continua crescendo discretamente. A Prefeitura ressaltou que o aumento temporário não está associado ao processo de reabertura das atividades econômicas, iniciado em 12 de abril, mas que a incidência está sendo rigorosamente monitorada, considerando o alto índice de positividade dos exames de RT-PCR.

Leia também | Uece avança na pesquisa contra a Covid-19

Fortaleza ainda está em um patamar elevado de casos. A situação segue demandando o cumprimento das medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia, evitando aglomerações, usando máscara facial se precisar sair de casa e reforçando os hábitos de higiene.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A média móvel de óbitos dos últimos sete dias (17,4) também apresentou diminuição de 62% em comparação à duas semanas atrás (45,4). “Em virtude do alto número de pacientes em leitos de observação e hospitalizados, pressionando a rede assistencial, observa-se ainda relevante incremento de mortes a cada 24 horas, embora se perceba uma desaceleração”, declarou a Secretaria Municipal de Saúde. No total, o Município acumula 8.013 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia.

O Boletim da Prefeitura informou ainda que pessoas entre 20 e 59 anos dominam 74% dos casos da doença e 25% dessa faixa etária não resiste. População com 60 anos ou mais estão entre os 19% do índice de casos e 75% de mortes. A maioria dos pacientes que morreu era do sexo masculino (55%).

Ouça

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.