Prova de vida

Prova de vida digital do INSS é liberada para aposentados e pensionistas

Antes em fase de testes, agora o serviço pode ser acessado pelos 700 mil segurados que precisam enviar documento

Compartilhe:
15 de maio de 2021
A10

Um total de cerca de 700 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis e seus pensionistas poderão apresentar ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a prova de vida em forma digital. A prova de vida digital está disponível para todos após passar por todas as etapas da fase de testes, iniciada no fim de novembro de 2020.

Prova de vida digital do INSS é liberada para aposentados e pensionistas
Os golpes devem ser comunicados, imediatamente, ao INSS. Foto: Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

O mecanismo permite que o segurado do INSS apresente a comprovação sem a necessidade de comparecer de forma presencial à agência bancária, em meio à pandemia. O serviço pode ser acessado por meio do aplicativo sougov.br, canal de atendimento recém-lançado pelo governo federal, exclusivo para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados em substituição ao aplicativo Sigepe Mobile.

Segundo entrevista ao Portal R7, Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, disse que “a prova de vida digital evita o deslocamento e permite que a pessoa realize o procedimento a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no Brasil ou no exterior. Isso garante maior segurança, rapidez e praticidade no atendimento a este público”.

Para realizar a Prova de Vida Digital o beneficiário precisará ter a biometria cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

O advogado João Badari, especialista em direito previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, também falou ao Portal R7. Ele disse que o aplicativo facilitará muito a vida dos segurados do INSS.

“O governo acertou em investir no serviço porque a maior parte dos segurados do INSS é grupo de risco. Quanto mais esse público puder se prevenir e ficar em casa, melhor. E o sistema é muito seguro”, destacou o advogado.

>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.