NOTÍCIA FALSA

TCU desmente Jair Bolsonaro e nega questionar 50% das mortes por covid em 2020

Presidente fez a declaração em conversa com apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira (7)

Compartilhe:
7 de junho de 2021
Assistente de Redação Vídeo

O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu um comunicado nesta segunda-feira (7) em que rebate a declaração de Jair Bolsonaro de que o órgão teria um relatório questionando o número de óbitos por Covid-19 em 2020, primeiro ano da pandemia no Brasil.

TCU desmente Jair Bolsonaro e nega questionar 50% das mortes por covid em 2020
Bolsonaro teve sua declaração rebatida pelo TCU. Foto: Carolina Antunes / PR

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo afirmou o presidente da república em conversa com apoiadores na manhã desta segunda, na saída do Palácio da Alvorada, o documento apontava que as mortes foram cerca de metade do registrado.

“Olha, em primeira mão aqui para vocês: [o documento] não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos, o ano passado por Covid. E ali, o relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Não é meu, não, afirmou o presidente.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Diante da declaração, o Tribunal foi taxativo ao emitir uma nota de esclarecimento. “A nota é taxativa ao afirmar que “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.