CERTIFICAÇÃO

Cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros do Ceará são certificados para operações nacionais

Os cachorros foram aprovados em testes de obediência, destreza e busca urbana e rural

Compartilhe:
27 de junho de 2021
Portal GCMAIS

Três cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará alcançaram a certificação nacional para operações em todo o território brasileiro. As provas de resistência ocorreram em Magé (RJ), entre os dias 21 e 25 de junho. Nala, Tupã e Anny passam a fazer parte da lista de cães certificados do Ceará. Os animais estão aptos para atuar em ocorrências de buscas que envolvem o Corpo de Bombeiros, formando binômios, dupla de bombeiro militar e cão.

Cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros do Ceará são certificados para operações nacionais
Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os cachorros foram aprovados em testes de obediência, destreza e busca urbana e rural. A etapa na Região Sudeste garantiu aos três cães, a Certificação Nacional de Cães de Busca e Salvamento. As provas aconteceram na Seção de Operações com Cães do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Participaram da competição, binômios de corporações militares do Ceará, Distrito Federal e do Rio de Janeiro. Os árbitros foram do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (CBMMT) credenciados pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e pelo Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc), órgãos responsáveis por unificar doutrinas operacionais e de ensino no emprego de cães em ocorrências de busca, resgate e salvamento.

Criado em 2003, o Ligabom é o órgão colegiado que integra todos os Corpos de Bombeiros Militares do país e é representante legítimo da classe junto aos diversos órgãos em todas as esferas. O Conabesc é também um órgão colegiado, mas com trabalho específico da área de busca e resgate e salvamento com cães.

Certificação

A certificação envolveu os cães em duas provas, sendo a primeira de busca, e a segunda de obediência. A prova de busca simulou uma ocorrência em área delimitada, número de vítimas definido e um tempo cronometrado. A avaliação considerou todas as estratégias de busca do animal, localização das vítimas e o trabalho do binômio (bombeiro militar e cão), além do desempenho apresentado pelo cachorro e sua capacidade técnica.

“Os cães do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará realizam a função de achar a vítima com ou sem vida, fazemos esse dois tipos de trabalho. Além de participarem de todas as modalidades: busca em ambiente rural (floresta) e em escombros (busca urbana)”, explica o tenente do Corpo de Bombeiros do Ceará, Eliomar Cordeiro de Alves, 1º oficial do Estado a certificar um cão de busca e resgate.

As certificações dos cães contam também como uma avaliação de conhecimentos cinotécnicos, ou seja, os condutores dos animais também são avaliados nas provas. Por esse motivo, durante as certificações são utilizadas técnicas no serviço de busca e resgate de pessoas.

“Os destaques nas provas foram o cão Tupã, que encontrou um objetivo em menos de um minuto de prova em ambiente urbano. A Anny é um dos nossos melhores cães, sendo na atividade de busca rural ela encontrou duas vítimas (nível A). Já a Nala pontuou na prova de obediência no nível inicial (V)”, ressaltou o oficial.

Foto: Divulgação

Técnica

Os cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros do Ceará têm uma rotina de treinamentos para atenderem as operações no Estado. Eles também participam de certificações estaduais, regionais e nacionais. A provas comprovam que os animais estão aptos tecnicamente para realizarem o serviço de buscas. Em todas as avaliações realizadas pelos cães cearenses eles receberam aprovação de 100%.

“Não é toda raça que se adapta ao clima do nosso Estado. Por isso, escolhemos raças que se adequem ao clima, para que sejam uma ferramenta técnica nas operações estratégicas. O cão tem que oferecer resistência física, boa envergadura, dinâmica e ter empatia com o ser humano. As raças que mais se adaptaram no nosso trabalho são: pastor belga de malinois, boiadeiro australiano e o labrador”, explica o capitão Wilson Correia Lima do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Companhia de busca e resgate com cães

A Companhia de Busca e Resgate com Cães do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará conta com 13 cães, que são: Anny, Brown, Dana, Dara, Duque, Flash, Gaia, Inês, Nala, Noah, Tupã, Lara e Zeus. A corporação possui um efetivo de cães das raças border collies, malinois, labrador, branco alemão e boiadeiro australiano.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.