EDUCAÇÃO

10% das escolas municipais de Fortaleza não têm acesso adequado à água

A informação é do relatório do Conselho Estadual de Direitos Humanos após visitar a 42 escolas na capital

Compartilhe:
1 de julho de 2021
Teste Teste

As atividades presenciais em escolas municipais de Fortaleza ainda não foram retomadas de forma plena. O Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDDH) visitou 42 unidades no município para avaliar a situação delas com relação à segurança sanitária e de infraestrutura para alunos e servidores.

10% das escolas municipais de Fortaleza não têm acesso adequado à água
Os profissionais aprovados no concurso público já devem ser incorporados ao quadro de docentes da Rede Municipal no próximo ano letivo.(Foto: Prefeitura de Fortaleza).

Leia também | Governo convoca mais 1.090 professores aprovados em concurso da Secretaria da Educação do Ceará

De acordo com Cristiane Faustino, presidenta do CEDDH, as escolas foram escolhidas entre as 200 unidades que participaram de um pacote de requalificação firmado entre Prefeitura de Fortaleza e Ministério Público do Estado do Ceará em 2018. Dentre elas, foram selecionadas as que ficam em bairros com mais casos de Covid-19 e com menores números de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo dados do relatório, pelo menos 10% das escolas municipais de Fortaleza visitadas estão sem condições adequadas de acesso à água. 21 por cento dos banheiros vistoriados não estavam apropriados para o uso, com problemas de funcionamento de pias e sanitários, sem separação física ou sem possibilidade de distanciamento de 1,5m.

Além disso, 31% das salas visitadas estavam sem condições de circulação de ar. 24% tinham janelas sem possibilidade de serem abertas. O documento foi encaminhado à Secretaria Municipal de Educação (SME).

A SME informou que trabalha com o plano de retomada gradual das atividades presenciais. De acordo com a pasta, todas as 581 unidades escolares da Rede Municipal foram analisadas e passaram por adequação para adaptação da estrutura, com instalação de lavatórios e abertura de passagem para melhorar a circulação de ar. 538 unidades foram consideradas aptas para receber a comunidade escolar.

Confira a matéria sobre as escolas municipais de Fortaleza do Jornal da Cidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.