Durante a pandemia de covid-19, o Laboratório Íris surgiu como uma forma de tentar expandir o atendimento à população de forma digital
Conheça o Laboratório Íris e como a tecnologia salvou vidas durante a pandemia no Ceará
Quem passa pelo Palácio da Abolição, uma construção de arquitetura modernista e com mais de 5 décadas de história, não imagina que é de lá que saíram diversas tecnologias que mudaram completamente a vida de milhares de pessoas no Ceará. A sede do Governo do Estado, que inspira a tradição e a seriedade, também abriga o Laboratório de Inovação e Dados, também chamado de Laboratório Íris.
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O projeto surgiu há cerca de um ano e meio, em plena pandemia de covid-19. O desafio era garantir o atendimento básico à população de maneira online sem a necessidade de que o cidadão vá até uma unidade de saúde, correndo o risco de se infectar com o coronavírus.
“Durante a pandemia nós tivemos diversos desafios a serem transpostos. O principal deles era como atender, naquele momento, à população enquanto a gente estava em lockdown. Nós fizemos vários esforços de criar canais de comunicação e um deles é o Plantão Coronavírus. Este canal permitiu que a comunicação com as pessoas fosse mais eficiente. E trouxemos uma grande inovação: o atendimento remoto com médicos e enfermeiros”, conta José Macêdo, cientista chefe de dados da transformação digital do Governo do Ceará.
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Fruto de uma parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, o Plantão Coronavírus garantiu o atendimento de milhares de pessoas, que podiam ter acesso às principais informações sobre a covid-19 sem precisar sair de casa. Porém, segundo o cientista de dados, a equipe do laboratório Íris decidiu expandir este serviço, usando os dados coletados durante os atendimentos realizados pela plataforma.
“A gente coletou esses dados e detectamos, por exemplo, que existia um problema de saúde mental. Não eram só as pessoas falando do que estavam sentindo, se estavam doentes ou não. Mas era, também, da pressão que elas sentiam em estar em casa, isoladas. Isso ajudou, também, a gente a expandir esse tipo de atendimento para a saúde mental”, explica ele. Atualmente, o serviço digital também informa sobre a vacinação contra a covid-19.
Diante da experiência com o Plantão Coronavírus, o laboratório Íris ganhou um novo desafio: o de tornar os principais serviços do Governo do Ceará acessíveis à maior parte da população, de forma fácil, prática e gratuita. Foi assim que surgiu o Ceará App.
“É um aplicativo, um super app do Governo”, conta Jéssica Moreira, coordenadora geral do Laboratório Íris. “Hoje, ele conta com mais de 90 serviços digitais. O cidadão não precisa baixar várias aplicações que ocupam uma grande armazenagem de espaço no seu celular. Ele pode, através de uma única aplicação, acessar aos serviços mais recorrentes [do Governo do Ceará]. É muito mais ágil, é muito mais fácil”, destaca.
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A coordenadora ressalta que uma das bases do trabalho do laboratório Íris é pensar a tecnologia de maneira acessível e conectada com as necessidades das pessoas. “Quando a gente fala de tecnologia, a gente fala numa perspectiva do humano-digital. Como é que a tecnologia pode entregar benefícios dentro das perspectivas, respeitando as necessidades e atendendo, direcionando as estratégias em tecnologia para atender o humano, no caso, o Governo, o cidadão e a cidadã”, afirma.
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