SAÚDE

Casa de Cuidados realiza treinamento para cuidadores de pacientes

Entre os conteúdos abordados nos treinamentos estão alimentação do paciente, higienização, uso de curativos e aspiração.

Compartilhe:
31 de julho de 2021
Teste Teste

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC) realiza treinamentos, a cada 15 dias, para capacitar os cuidadores de pacientes que estão em processo de desospitalização na unidade. O mais recente foi na última quarta-feira (28). O equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) completou um mês de funcionamento no último dia 24 de julho.

Casa de Cuidados realiza treinamento para cuidadores de pacientes
Foto: Divulgação Casa de Cuidados

Entre os conteúdos abordados nos treinamentos estão alimentação do paciente, higienização, uso de curativos e aspiração. A capacitação é ministrada pela equipe de saúde da unidade – cada profissional orienta de acordo com a sua especialidade.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Keilane Lima é nutricionista e foi uma das profissionais que ministrou o treinamento para os cuidadores. Segundo ela, esses momentos são importantes não só para o cuidador, mas, principalmente, para o paciente.

“Esse treinamento facilita para que os cuidadores tirem as dúvidas e evitem erros durante o processo de cuidado. Afinal, eles também têm um papel fundamental na recuperação do paciente”, explica.

Jéssica Silva Barbosa é esposa e cuidadora do paciente Luciano Noronha e foi uma das participantes da preparação. Para ela, esse tipo de ação é bastante enriquecedora.

“No treinamento, pude aprender a cuidar da ferida do meu marido. Ele usa três curativos por dia e é preciso ter cuidado. Sou grata, pois não teríamos condições de pagar alguém pra cuidar dessa ferida e ficar com ele em tempo integral”, afirma.

Casa de reabilitação

A Casa de Cuidados do Ceará foi inaugurada no dia 24 de junho para atuar, inicialmente, na reabilitação de pacientes afetados pela Covid-19. Além disso, o local passou a oferecer também reabilitação humanizada e multidisciplinar aos cearenses em recuperação após alta hospitalar decorrente de outras doenças, assim como desospitalização de pacientes em cuidados prolongados para reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de outros diagnósticos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), trauma e cuidados paliativos.

Os pacientes recebidos no equipamento possuem assistência de profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, além de visitas médicas, com a adoção de todos os cuidados necessários na transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio do paciente. O paciente também tem direito a levar um cuidador de sua confiança para acompanhá-lo no processo de reabilitação. Por isso, a CCC investe na capacitação e qualificação desses profissionais.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.