Portal GCMAIS

Fortaleza recebe exposição sobre a obra de Van Gogh em 8K

Foto: Divulgação

Fortaleza receberá a exposição Van Gogh Live 8K a partir de fevereiro de 2023. Van Gogh só vendeu um quadro em vida e, mais de 130 anos depois de encerrar a própria vida, virou febre mundial, tornando-se um impressionante “case” de sucesso. Desde que a sensível obra do mestre do impressionismo holandês foi apresentada de forma imersiva, ocorreu um fenômeno global que dividiu águas na maneira como a arte é consumida pelo público de massa, inclusive no Brasil. Após a chegada da exposição imersiva “Beyond Van Gogh” em São Paulo, sucesso que arrastou mais de 400 mil visitantes de março a julho deste ano, o fenômeno se expandirá a outras capitais.

Responsável pela montagem da exposição Beyond Van Gogh, Rafael Reisman resolveu ir além e reuniu toda a experiência adquirida em quase três anos de pesquisas para criar a maior e mais moderna mostra imersiva já realizada sobre a obra do mestre holandês, com mais de 250 obras do pintor projetadas com uma inédita resolução 8K em uma mega estrutura de 2.800 metros quadrados.

Com textos ilustrativos retirados de suas cartas originais e embalada por uma trilha sonora com músicas de Debussy, Ravel, Bach, O’Halloran, Pink Floyd, 3 na bossa, entre outros, a exposição terá 1.500 metros quadrados de área de projeção, usando 40 projetores para criar, com 480 mil lumens (480K), mais de 45 minutos inéditos de projeções com resolução 8K.

“É um privilégio do Brasil poder apresentar essa nova versão mundial de uma exposição imersiva de Van Gogh, com tecnologia de ponta e resolução 8K inédita no mundo. Nossa experiência com a realização da Beyond Van Gogh nos proporcionou o conhecimento técnico e artístico que possibilitou a criação dessa experiência única no mundo. O público de Fortaleza vai poder conferir o resultado dessa mostra imersiva sem precedentes, antes dela viajar pelo mundo”, destacou Reisman, que também foi o responsável pelas inéditas exposições Elvis Experience, mostrando, pela primeira vez, fora de Graceland, itens pessoais do Rei do Rock, a Space Adventure.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Foto: Divulgação

Publicidade

Vincent Van Gogh

O holandês Vincent Van Gogh (30 de março de 1853 – 29 de julho de 1890) é considerado um dos maiores pintores da história, mas teve pouco sucesso durante sua vida. Todo o seu trabalho – cerca de 900 pinturas e 1.100 desenhos – foi produzido durante um período de apenas 10 anos, antes de sucumbir à doença mental, possivelmente transtorno bipolar. Sua fama cresceu rapidamente após sua morte, especialmente após uma grande retrospectiva de sua obra em Paris, em 17 de março de 1901, organizada por sua cunhada Joanna Van Gogh, viúva de seu irmão Theo, que herdou as telas do mestre. Várias de suas obras estão atualmente entre as mais admiradas e caras do mundo, como o Quarto em Arles (1888), Noite Estrelada (1889), Lírios (1889), Os Girassóis (1889), o Autorretrato (1889), Terraço do Café na Praça do Fórum (1888) e o Campo de Trigo com Corvos (1890), entre muitas outras.

Van Gogh foi um dos maiores influenciadores do expressionismo, um dos movimentos de vanguarda europeus que influenciaram a arte moderna mundial e, no Brasil, o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar de uma carreira e de uma vida curta, marcada por tropeços e desilusões, Vincent Van Gogh criou uma obra que o transformou em um verdadeiro patrimônio da história mundial das artes plásticas. Presente em exposições, museus, livros, utensílios e todo tipo de objetos, a arte do pintor holandês inundou o imaginário popular, atravessou o tempo e ainda segue inspirando artistas com seu traço inconfundível.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile