As peças de artesanato selecionadas vão representar o Ceará em exposição no Museu do Louvre, em Paris, a partir desta sexta (20).
Artesanato do Ceará é exposto no Museu do Louvre até domingo (22)
O artesanato cearense ganha destaque no Museu do Louvre, em Paris, com a abertura do Carrossel do Louvre nesta sexta-feira (20). A exposição, que estará em exibição até domingo (22), é organizada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, presidida por Diva Pavesi, jornalista e produtora brasileira.
A seleção para a mostra inclui cinco esculturas em madeira que representam a arte popular do Cariri. A Secretaria da Proteção Social do Estado do Ceará (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), escolheu cinco artesãos especializados em esculturas em madeira para participar desta exposição internacional. Três desses artesãos estão presentes em Paris para acompanhar a exposição.
Os artesãos participantes são Silvana Maria dos Santos, Raimundo Caetano (Racar), Francisco Graciano, Aparecido Gonzaga (Din) e Paulo Sérgio de Souza. As obras selecionadas retratam a rica cultura do Cariri, abordando como assuntos as lendas populares, a religiosidade e o cenário urbano local.
A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, que também marca presença no evento, comemora a oportunidade de levar a arte cearense ao Louvre: “Essa é, sem dúvida, uma oportunidade única de mostrar a história e a identidade do povo cearense, a partir dos nossos artesãos e artesãs, verdadeiros artistas da cultura popular.”
A Central de Artesanato do Ceará (CeArt) é vinculada à Secretaria da Proteção Social e executa políticas públicas destinadas ao artesanato cearense. O Governo do Estado destaca que, nos últimos anos, tem atuado para promover destaque para o artesanato local, citando as seguintes medidas: a isenção do ICMS; a emissão das identidades artesanais em papel moeda, com o objetivo de dar segurança e credibilidade ao documento; a inauguração da Casa do Artesão Cearense para aqueles artesãos que vêm do interior para viagens de média duração; a implantação da Certificação de Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses, o chamado Selo Ceart; e a inauguração de seis lojas para comercialização dos produtos, incluindo e-commerce.
Leia também | CeArt abre inscrições para artesãos e entidades artesanais; saiba como participar
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.