O espetáculo musical Macaúba 80 terá apresentação em Fortaleza nos dias 12 e 19 de novembro. O show será realizado ao ar livre, no pátio externo da Caixa Cultural, com acesso gratuito, e teve início no último domingo (5). O evento é uma homenagem aos 80 anos de vida do mestre do choro, Macaúba do Bandolim. O encontro contará com a presença de talentos da nova geração que fazem parte da história do instrumentista. Com início às 17 horas, o evento é livre para todos os públicos e contará com intérprete de Libras.
O show celebra oito décadas de vida do mestre do bandolim. O cenário constitui a representação de um importante ponto de encontro cultural, o Macaubar. O local fez parte de um período da vida do artista. Na década de 90, ele começou a receber, em sua antiga residência, a visita de amigos para rodas musicais. A casa, localizada na Praia de Iparana, em Caucaia, se tornava uma espécie de palco aberto. Lá, todos tinham oportunidade de mostrar seus talentos de forma espontânea e sem ensaio. O Macaubar foi uma verdadeira escola livre. Através dela, proporcionou o crescimento e o sucesso de jovens músicos, que hoje estão nos principais palcos da capital cearense.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Macaúba 80: homenagem ao grande mestre
Para o público viver e reviver a energia dessas rodas de choro com a mesma alegria e descontração, o show terá, dessa forma, um repertório tradicional do choro e do samba. Composições autorais de Macaúba do Bandolim, como Ferro de Engomar e De Pai Para Filho, marcam presença. Junto ao mestre, músicos do choro e talentos da nova geração entram nessa roda, como o filho do homenageado, Marinaldo do Bandolim, e Ronaldo do Cavaco. A ambientação contará com fotos e objetos relacionados ao mestre e ao Macaubar. Com duração de duas horas, o show trará também relatos de antigos frequentadores do bar e amigos do artista.
Segundo Beliza Guedes, idealizadora do espetáculo, além celebrar a vida do mestre Macaúba e expressar uma homenagem a ele, o momento também é de celebrar o chorinho como um estilo musical relevante.
“Queremos celebrar e reconhecer o legado do mestre Macaúba do Bandolim, um incansável divulgador desse estilo musical, valorizando sua história, seu papel na formação de novos chorões e na promoção da música brasileira. A ideia é também destacar a importância do Macaubar como espaço cultural único, que impulsionou a nova geração do choro em Fortaleza”, afirmou.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
Mestre do Bandolim
Com uma trajetória de quase setenta anos de música, Macaúba é considerado o maior bandolinista do Ceará e uma referência para muitos músicos da cena artística cearense. Como reconhecimento por seu legado para a história do choro no Estado, em 2018, foi diplomado pelo Governo do Ceará, como Mestre da Cultura com o mérito de Tesouro Vivo, pela sua contribuição para a memória do patrimônio imaterial da cultura cearense.
O fato fez com que o Ceará fosse o único estado brasileiro que tem, entre os Mestres da Cultura, um profissional músico de chorinho agraciado com esse título. Segundo a Revista Veja, é o sétimo melhor bandolinista do País.