Evento acontece de 15 a 18 de novembro, em Guaramiranga
Festival Nordestino de Teatro realiza Edição Especial de 30 anos
A edição especial de 30 anos do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga ocorrerá de 15 a 18 de novembro. Com acesso gratuito a toda a programação, o festival terá atividades em diversos locais, como a praça e o hall do Teatro Municipal. Além disso, na sede e na praça da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga. Artistas, grupos, coletivos, pesquisadores, estudantes e professores do Nordeste e de outras regiões se encontram anualmente na cidade serrana do Ceará. Lá, vivenciam uma imersão na arte teatral, com exibição, fruição, pensamento, conhecimento e reflexão, que articulam e influenciam políticas de formação, difusão e circulação teatral.
A programação festeja o teatro popular dos reisados e as cenas curtas aprendidas com os dramas. A magia do espetáculo improvisado vivido no Cangalha e as maravilhas da arte teatral descortinadas desde a edição número um também são celebradas.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Programação do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga
O FNT Edição Especial 30 anos terá quatro dias de atividades a partir das 10 horas até o final da noite. Entre as atividades, mostras de teatro, oficinas, debates e música. A cerimônia de abertura será à noite na Praça do Teatro. Para o público infantil, a mostra FNT para Crianças dá as boas-vindas no dia 15, com o Festejo dos 30 anos do FNT. O evento acontece no Palco da Vicente Soares. Lá, o público infantil terá acesso a oficinas circenses e espetáculos.
A tradicional Mostra Palco Ceará terá espetáculos selecionados dos grupos Trupe ‘Caba de Chegar (“A fábula do Monturo Velho”), Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos (“Pas de temps”) e Grupo Evan Teixeira (“O bode quer”), de Fortaleza; Circo Muamba, de Aracati (“Bafafá” e “Tudo junto e misturado”); Coletivo Bota o Teu, de Maracanaú (“Sarau bota o teu”); e, como convidada, a Trupe Motim de Teatro, de Quixeré (“Pequeno show de horrores para sustos medonhos” e “Laborioso contato – um palhaço anuncia o fim do mundo”). A curadoria tem a assinatura das atrizes e pesquisadoras Dane de Jade e Rejane Reinaldo e do jornalista e professor Magela Lima, que, nesta edição, conduz a Oficina de Crítica Teatral, que é uma atividade formativa da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité.
Teatro e Cultura
A Turma 3 da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité (ELT Maciço) apresenta “Corri longe demais para chegar em casa”, resultado do processo formativo do Projeto Escolas da AGUA – Música Teatro e Comunicação. Na Cena Plural, tem música (Forró na Feira com Bya Dançarina, de Baturité), performance em Libras com o professor de libras, ator performer e mímico Lauro Neto (“D e Charlie Chaplin a Lampião”) e o artista mágico e mentalista surdo Lucas Dias Ferreira (“O Mentalista Surdo”), e tem teatro com o convidado Teatro Brincante, de Pentecoste (“Cinderela: A história que sua mãe não contou”). A tradicional mostra Música no FNT acontecerá nas quatro noites, com artistas de Guaramiranga, Baturité, Redenção e Fortaleza, no Palco da Vicente Soares e no Odilon Bar.
O sábado de encerramento do festival terá Cortejo de Guaramiranga e Intervenções Circenses nas ruas da cidade. Além disso, Solenidade de Encerramento na Praça do Teatro com homenagens do FNT e apresentação do grupo de tradições “Arte, Cultura e Memória”. Como espetáculo de encerramento, o grupo Dona Zefinha apresenta o show “Invocado que só”, com a participação do Mestre Vicente Chagas.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.