A exposição de fotografias “Presidentes” abrirá visitação pública a partir da próxima segunda-feira (27), de 8h às 16h, gratuitamente. A mostra, que permanecerá em cartaz até 22 de dezembro, promete relembrar momentos históricos da vida dos ex-presidentes do Brasil, além de questionar a fronteira entre a vida pública e privada dos líderes.
Com curadoria do Museu da Fotografia Fortaleza, a exposição apresenta aproximadamente 50 fotografias que capturam aspectos públicos e privados de presidentes do Brasil, como Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Jânio Quadros e João Figueiredo. Fotógrafos renomados, como Jean Manzon, Orlando Brito e Luiz Carlos Barreto, contribuíram para essa coleção única de imagens. As obras, pertencentes à Coleção Paula e Silvio Frota, lançam luz sobre períodos governamentais e levantam questões sobre a vida pessoal dos líderes e o papel do fotógrafo na construção da imagem pública.
A exposição, que será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, representa uma oportunidade única para a população local, especialmente para as escolas da região, mergulharem na história do país por meio da arte da fotografia.
“É com grande alegria que trazemos para a população de Caucaia essa exposição tão importante em termos de história e de arte. Esperamos que os estudantes e pessoas de todas as idades visitem e participem tão intensamente quanto quando exibimos essa mostra no nosso outro espaço cultural, o Memorial Edson Queiroz, em Cascavel. Fazer a arte chegar às pessoas gratuitamente é nosso compromisso porque entendemos que ela é fundamental para formar cidadãos conscientes”, destaca Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.
O intuito é que haja ampla visitação de moradores do entorno do Arandu e, em especial, de estudantes das diversas escolas públicas e privadas da região. O agendamento de grupos escolares está disponível por meio dos contatos (85) 3493.5696 e cenfor.coordenacao@myraeliane.org.
Silvio Frota, diretor e idealizador do Museu da Fotografia Fortaleza, destaca a missão do museu em sair de sua sede e levar a arte para diferentes espaços, compartilhando conhecimento e promovendo formação para os jovens. A exposição “Presidentes” promete não apenas ilustrar o passado, mas també
Leia também | Teatro em Fortaleza oferece atividades artísticas gratuitas com foco em neurodiversidades
Sobre o Museu da Fotografia Fortaleza
Inaugurado dia 10 de março de 2017, o MFF mantém dois andares de acervo fixo e um outro que recebe exposições temporárias. No local, realiza ainda uma série de ações para divulgar novos talentos e promover a fotografia, a partir de cursos, visitas, oficinas e workshops voltados para artistas, estudantes e educadores. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o MFF mantém os projetos Museu em Rede, Museu nos Bairros e Museu no Interior, que já visitaram diversas comunidades, levando teoria e prática acerca do mundo da fotografia. O equipamento possui uma equipe educativa formada por alunos dos cursos de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor); de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Há ainda estágios com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2016, em Fortaleza (CE), que tem como propósito “transformar vidas através dos Valores Humanos”. Atua na promoção da Educação Infantil com base nos Valores Humanos, na formação de jovens e adultos, além de ofertar ações culturais gratuitas para a população. A entidade conta com equipamentos próprios, onde desenvolve as atividades de educação e capacitação profissional – o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso; o Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz (CENFOR); e os espaços de fomento às artes – Memorial Edson Queiroz (Cascavel-CE) e Espaço Cultural Arandu (Caucaia-CE). Esse último tem a denominação inspirada na palavra indígena “arandu”, que significa “sabedoria”, foi inaugurado em 26 de maio de 2023 para promover a cultura, a arte e a educação na região do bairro Araturi, onde se situa ao lado do CEI e do CENFOR, compondo o Complexo Myra Eliane.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Serviço
Exposição Presidentes
Abertura para convidados: 24 de novembro (sexta-feira), às 10h
Período da exposição aberta ao público: 27 de novembro a 22 de dezembro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h
Local: Espaço Cultural Arandu, à Rua NE-5, s/n, Bairro Esplanada do Araturi. Caucaia (CE)
Agendamento de grupos: cenfor.coordenacao@myraeliane.org
Contato: (85) 3493.5696
Visitação gratuita
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<