Ícone do site Portal GCMAIS

LADawards na Kuya: evento em Fortaleza celebra diversidade do design latinoamericano 

LADawards na Kuya evento em Fortaleza celebra diversidade do design latinoamericano 

Foto: Ascom Kuya

Fortaleza se torna o palco da celebração do design latinoamericano com a realização da Abertura LADawards na Kuya – Expo Brasil, um evento que oferece mais de 30 horas de programação gratuita nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Promovido pelo Kuya – Centro de Design do Ceará, o evento proporciona uma imersão no universo do design por meio de exposições, oficinas e debates.

Um dos destaques do evento é a exposição dos trabalhos vencedores do Prêmio Latino-americano de Design – 2023 (Latin American Design Awards), uma premiação que reconhece a excelência em trabalhos gráficos realizados por designers, estúdios, criativos e artistas visuais. Pela primeira vez no Brasil, a mostra destaca mais de 100 projetos premiados no país, incluindo o projeto do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), realizado pelo designer cearense Renan Costa Lima, do Estúdio Tropical.

Em Fortaleza, evento celebra diversidade do design latinoamericano

Durante o festival, seis estúdios vencedores, representando o Brasil e outros cinco países, interagirão ao vivo com o público, apresentando seus projetos remotamente. A programação inclui a participação do fundador do LADAwards, Richars Meza, e da diretora do Prêmio Brasileiro de Design – BDA, Vanessa Queiroz.

O evento também aborda a relevância do design na América Latina, no Brasil e no Ceará, com mesas de debates sobre a produção, inovação e impacto nas políticas públicas e transformações econômicas. Questões como globalização, precarização do trabalho, economia criativa e o papel das comunidades em rede serão discutidas.

Oficinas gratuitas oferecem a oportunidade de experimentar o universo do design, incluindo a criação de zines inspirados em Corita Kent, lettering para camisetas decoloniais e pôsteres políticos e experimentações gráficas.

Publicidade

O festival busca não apenas atrair designers, mas também o público em geral, tornando o design mais acessível e compreensível. A exposição  contará com recursos de acessibilidade, como linguagem de libras e audiodescrição, garantindo que todos os públicos possam desfrutar do evento.

Sobre a KUYA

A Kuya é um equipamento público construído a partir de uma provocação para inserir este campo de atuação no pensamento da gestão e do desenvolvimento das cidades cearenses a partir da chancela da capital Fortaleza como cidade criativa do Design concedida pela Unesco. Acomodado no Complexo Cultural Estação das Artes, o equipamento visa pensar e fomentar a cultura do design no Ceará.

Depois de muito dialogar com associações de designers, universidades, mercado, profissionais e autodidatas, a Kuya foi alicerçada em quatro pilares: o design decolonial (que respeita os saberes ancestrais, a cultura local e as necessidades do território e das pessoas); o design ecoeficiente (que preza pelo respeito ao meio ambiente, à ecologia e ao planeta); o design regenerativo (que visa ações regenerativas para o planeta), e o design político (que é a consciência crítica de que o projeto vai impactar em outras vidas, em outros territórios).

No segundo ano de funcionamento, o equipamento desenvolve uma série de ações que visam desenvolver a área no Estado e também impactam diretamente a vida das pessoas. São pesquisas que vão da história do design no Ceará à inovação, mapeamento da produção autoral cearense e formações para estudantes. Grupos de estudo discutem design e gestão pública, mas também o letramento em design, que é uma tentativa de aproximar o design ao público em geral.

Além disso, há programas de mentorias para desenvolver novos produtos ou aperfeiçoar soluções de tecnologia social. Um exemplo é a parceria da Kuya com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará em um programa de aceleração de startups para desenvolver projetos e produtos. Outro destaque é a atuação junto a um projeto de irrigação inteligente de uma escola em Ocara, gerida pelo MST. Ações como estas mostram como o design pode impactar a vida das pessoas e contribuir com o desenvolvimento do Estado.

Leia também | Graciele Lacerda volta a se explicar sobre confusão na família Camargo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile