TEATRO

Musical infantil “Cabelos Arrepiados” anima fim de ano em Fortaleza

Espetáculo é gratuito e aborda as vivências de crianças na sociedade contemporânea

Compartilhe:
19 de dezembro de 2023
Portal GCMAIS

O musical infantil “Cabelos Arrepiados”, com a Cia. Buia Teatro, de Manaus, será apresentado em Fortaleza nos dias 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro. O espetáculo conta a história de cinco crianças que tiveram seus sonhos roubados, e, privadas de sono, elas enfrentam os medos gerados pelos maus pensamentos ao mesmo tempo que refletem sobre a amizade, a união entre irmãos, o diálogo com os pais e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumo desenfreado. Os ingressos são gratuitos, com distribuição uma hora antes de cada sessão, na Caixa Cultural de Fortaleza. Será entregue um ingresso por pessoa.

Musical infantil “Cabelos Arrepiados” anima fim de ano em Fortaleza
Foto: Rômulo Juracy

Com direção de Tércio Silva, a partir do texto da dramaturga Karen Acioly, o musical compreende as vivências de crianças na sociedade contemporânea com uma abordagem única, em que fantasia e imaginação, perigos reais e hipotéticos, humor e soluções inusitadas, se entrelaçam para proporcionar uma experiência teatral mágica e bem-humorada.

Cabelos Arrepiados foi a montagem responsável por levar a Cia Buia Teatro a novos públicos, circulando por seis estados brasileiros e conquistando indicações e prêmios. A peça recebeu três indicações nas categorias melhor iluminação, formas animadas e trilha sonora pelo Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), em 2023. Ainda, foi vencedora do 21º Prêmio Cenym, em 2022, nas categorias de melhor trilha sonora e grupo de teatro.

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

Musical infantil “Cabelos Arrepiados”

Da obra de Wilhelm Busch foram pinçados Juca, interpretado por Roque Baroque, e Chico, por Gustavo Gutemberg, dois protagonistas travessos criados pelo escritor alemão em 1985. No musical, eles surgem como guardiões dos sonhos das seis crianças: Tico, um boneco manipulado pelo elenco, Flora, interpretada por Magda Loiana, Cora, Clara e Flora, por Maria Hagge, e Ciro, interpretado por Dimas Mendonça. A dupla Juca e Chico conduz a trama e a música, apresentando os sonhos dessas personagens ao longo de cinco histórias entrelaçadas e musicadas.

Foto: Rômulo Juracy

Para complementar a produção, a cenografia é inspirada no universo da patafísica (de soluções imaginárias) de Alfred Jerry, com um palco giratório. Além disso, formas animadas, criadas pelos artistas Diirr e Dante, embelezam a montagem potencializando a atmosfera onírica dos sonhos. “No sonho de Clara e seus cabelos loiros, o sonho da personagem é representada por uma forma feita de papel de seda, utilizando uma técnica criada pelo artista amazonense Nonato Tavares”, comentou o diretor.

Figurinos e maquiagem remetem à estética dos personagens da Monster High, inspirados pela estética cinematográfica e hipnotizante de Tim Burton. Já a iluminação do espetáculo é inspirada nos filmes com a estética noir das décadas de 40 e 50.

>  > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

A Cia. Buia Teatro

O Buia Teatro foi fundado em 2015 na cidade de Manaus (AM), por Tércio Silva, diretor da companhia, e pela atriz, figurinista e artista visual Maria Hagge. Desde então, o grupo tem se dedicado a pesquisas e experimentações artísticas que buscam aprimorar a qualidade da cultura infantojuvenil no Norte do País.

Leia também | Centro Dragão do Mar divulga a programação semanal até 23 de dezembro

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.