Espetáculo é gratuito e aborda as vivências de crianças na sociedade contemporânea
Musical infantil “Cabelos Arrepiados” anima fim de ano em Fortaleza
O musical infantil “Cabelos Arrepiados”, com a Cia. Buia Teatro, de Manaus, será apresentado em Fortaleza nos dias 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro. O espetáculo conta a história de cinco crianças que tiveram seus sonhos roubados, e, privadas de sono, elas enfrentam os medos gerados pelos maus pensamentos ao mesmo tempo que refletem sobre a amizade, a união entre irmãos, o diálogo com os pais e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumo desenfreado. Os ingressos são gratuitos, com distribuição uma hora antes de cada sessão, na Caixa Cultural de Fortaleza. Será entregue um ingresso por pessoa.
Com direção de Tércio Silva, a partir do texto da dramaturga Karen Acioly, o musical compreende as vivências de crianças na sociedade contemporânea com uma abordagem única, em que fantasia e imaginação, perigos reais e hipotéticos, humor e soluções inusitadas, se entrelaçam para proporcionar uma experiência teatral mágica e bem-humorada.
Cabelos Arrepiados foi a montagem responsável por levar a Cia Buia Teatro a novos públicos, circulando por seis estados brasileiros e conquistando indicações e prêmios. A peça recebeu três indicações nas categorias melhor iluminação, formas animadas e trilha sonora pelo Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), em 2023. Ainda, foi vencedora do 21º Prêmio Cenym, em 2022, nas categorias de melhor trilha sonora e grupo de teatro.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
Musical infantil “Cabelos Arrepiados”
Da obra de Wilhelm Busch foram pinçados Juca, interpretado por Roque Baroque, e Chico, por Gustavo Gutemberg, dois protagonistas travessos criados pelo escritor alemão em 1985. No musical, eles surgem como guardiões dos sonhos das seis crianças: Tico, um boneco manipulado pelo elenco, Flora, interpretada por Magda Loiana, Cora, Clara e Flora, por Maria Hagge, e Ciro, interpretado por Dimas Mendonça. A dupla Juca e Chico conduz a trama e a música, apresentando os sonhos dessas personagens ao longo de cinco histórias entrelaçadas e musicadas.
Para complementar a produção, a cenografia é inspirada no universo da patafísica (de soluções imaginárias) de Alfred Jerry, com um palco giratório. Além disso, formas animadas, criadas pelos artistas Diirr e Dante, embelezam a montagem potencializando a atmosfera onírica dos sonhos. “No sonho de Clara e seus cabelos loiros, o sonho da personagem é representada por uma forma feita de papel de seda, utilizando uma técnica criada pelo artista amazonense Nonato Tavares”, comentou o diretor.
Figurinos e maquiagem remetem à estética dos personagens da Monster High, inspirados pela estética cinematográfica e hipnotizante de Tim Burton. Já a iluminação do espetáculo é inspirada nos filmes com a estética noir das décadas de 40 e 50.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
A Cia. Buia Teatro
O Buia Teatro foi fundado em 2015 na cidade de Manaus (AM), por Tércio Silva, diretor da companhia, e pela atriz, figurinista e artista visual Maria Hagge. Desde então, o grupo tem se dedicado a pesquisas e experimentações artísticas que buscam aprimorar a qualidade da cultura infantojuvenil no Norte do País.
Leia também | Centro Dragão do Mar divulga a programação semanal até 23 de dezembro
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.