O Carnaval está chegando, e, com ele, o tradicional Festival Jazz & Blues, que, desde 2000, acontece nesse período, na cidade serrana de Guaramiranga, no Ceará. Em 2024, de 10 a 13 de fevereiro, será a edição comemorativa de 25 anos. Shows, bate-papos e oficinas vão marcar a programação. Entre as atrações, o cantor, compositor e ator cearense Rodger Rogério, que receberá uma homenagem. O artista é um dos mestres da geração conhecida como “Pessoal do Ceará”. O movimento marcou a música contemporânea do Brasil da década de 70. Serão quatro dias de jazz, blues e outros gêneros musicais afins, ambientados na cidade, localizada no Maciço de Baturité.
Nos três primeiros dias, às 11 horas, acontece o Café no Tom, um bate-papo com atrações do festival, no Basílico Restaurante. É um momento de descontração e interação dos artistas com o público. Na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente no espaço do Estádio Municipal Jean Bardawil, a 500 metros do Basílico, o festival recebe atrações em duas sessões, às 17 e às 21 horas, com dois shows em cada.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
Festival Jazz & Blues
Na terça-feira, o formato é diferente, com a Matinal nas Igrejas da Gruta e Matriz, às 9 e às 11 horas, respectivamente. Além disso, ocorrerá um espetáculo às 10 horas, na Praça do Teatro Municipal. Uma novidade desta edição é que toda a programação terá acesso gratuito. O público poderá contribuir com um quilo de alimento (um por pessoa) para o projeto Ceará sem Fome.
Ações formativas também fazem parte do DNA do festival desde o início. Nesta edição, serão quatro dias de atividades para crianças, às 10 horas, na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Comemorando 80 anos, Rodger Rogério, mestre da música do Ceará para o Brasil, receberá uma homenagem nesta edição e apresenta o show “80 anos – Bossa, Jazz e Algo Mais”, destacando seu lado de intérprete e revisitando influências. Mestre da geração que se tornaria conhecida por “Pessoal do Ceará”, Rodger Rogério é cantor, compositor, violonista e ator. O show é dedicado a interpretação de canções que influenciaram a formação musical do artista, em uma homenagem a grandes ídolos que marcaram seu crescimento como ouvinte, na Fortaleza dos anos 1960.
Standards do jazz que influenciaram a música do Brasil, canções brasileiras de influência jazzística, clássicos da era do samba-canção, da fase mais imediatamente pré-bossa nova, da bossa e outras relacionadas a esse universo estético serão apresentadas por Rodger e pela banda formada por Tito Freitas (teclado), Alex Moreira (trompete), Nélio Costa (contrabaixo acústico), André Benedecti (bateria) e o maestro Luciano Franco (guitarra), que é também o arranjador deste espetáculo.