O artista cearense Fausto Nilo, de Quixeramobim, será homenageado com uma série documental para celebrar os seus 80 anos. “Fausto: folia das formas”, de Lúcio Flávio Gondim, inspira e informa sobre o também arquiteto e urbanista, autor de monumentos como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. O primeiro capítulo será exibido no Cinema do Dragão, no próximo dia 5 de abril.
Dividido em três partes, a série ouviu nomes como os dos arquitetos e parceiros Delberg Ponce de Leon e Ricardo Bezerra; os cantores e compositores Ednardo e Rodger Rogério; a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; os ex-secretários Fabiano Piúba e Paulo Linhares; além de jornalistas, pesquisadores, políticos, produtores, familiares e artistas da atual cena musical cearense, como o bloco Luxo da Aldeia e a banda Os Transacionais.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
Fausto Nilo: fãs e amigos
Os depoimentos compõem um panorama temático em torno da produção do homenageado, permeando o artista, poeta e seus pensamentos sobre cultura, memória e democracia. O projeto audiovisual se estende pelo ano de 2024 e deve rodar equipamentos culturais do Estado.
São mais de quinhentas canções e mil gravações feitas com e para artistas dos mais variados gêneros e estilos musicais. Algumas de suas letras se tornaram clássicos interpretados por nomes como Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Nara Leão e Lulu Santos. Ao lado dos parceiros Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Fagner, Dominguinhos, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Chico César e Zeca Baleiro, a lírica de Fausto Nilo se consagrou em telenovelas e blocos carnavalescos.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <