Ícone do site Portal GCMAIS

Cineteatro São Luiz celebra nove anos de reabertura

Foto: Guilherme Silva

O Cineteatro São Luiz se reinventa há 66 anos na Praça do Ferreira e completa nove anos de reinauguração como equipamento público neste mês de maio. Inaugurado em março de 1958 como cinema, o São Luiz foi reaberto em 25 de maio de 2015, após minuciosa restauração que recuperou sua vocação para cineteatro, capaz de receber uma diversidade de linguagens artísticas. A reforma revelou um palco estilo italiano e uma estrutura de funcionamento, mas manteve as características arquitetônicas originais em suas qualidades estéticas e históricas.

A recuperação do Cineteatro São Luiz se dedicou a preservar sua memória e a implementar uma série de atualizações e melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, climatização, piso e revestimento, além de novos assentos (na tradicional cor vermelha) e equipamentos de projeção e de áudio, atendendo a normas técnicas e de acessibilidade dos espaços.

Em janeiro de 2024, um novo espaço foi inaugurado no prédio anexo do Cineteatro, a Sala Seu Vavá. A iniciativa celebra a história e o rico patrimônio cinematográfico do Estado, além de reverenciar o legado do cearense Raimundo Carneiro de Araújo, o Seu Vavá. Com capacidade para 45 espectadores, o público pode se acomodar nas poltronas originais do São Luiz, que estavam no Cine Nazaré, foram restauradas e estão aptas ao uso. Além de guardar em si diversos fragmentos da memória do cinema no Ceará, a sala está equipada com uma moderna estrutura de exibição digital, com som surround 5.1 e sistema de ar-condicionado.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Cineteatro São Luiz em maio

No mês de maio, uma programação especial marca o Cineteatro São Luiz. Nos dias 11 e 18, o público tem oportunidades de visitas guiadas para conhecer a história e os bastidores do equipamento cultural. Nos dias 10 e 11, Marisa Orth apresenta o espetáculo “Bárbara”, em que aborda a luta contra o alcoolismo em um texto repleto de emoção e momentos cômicos.

Publicidade

No dia 12, um dos movimentos populares mais emblemáticos da história do Brasil, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, tem sua história revisitada. O Caldeirão é o mote do mais novo projeto do multiartista Pingo de Fortaleza e do cineasta Rosemberg Cariry, com entrada gratuita.

O Cineteatro São Luiz também terá: no dia 15, “Negrazúmbida”, com Roberta Kaya; nos dias 16, 17 e 18, três peças gratuitas sobre mulheres; no dia 26, “Convite à Fantasia – Ao som de uma canção”, do Coral Canto da Apá; nos dias 30 de maio e 1º de junho, “Perfil de cinema – Pedro Almodóvar”, com filmes do diretor com entrada gratuita.

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

Sair da versão mobile