Artistas e companhias de 11 países vão compor a programação do 10º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC). O evento acontecerá nos meses de julho e novembro de 2024. Brasil, Bélgica, Suíça, França, Argentina, Peru, Itália, Espanha, Colômbia, Venezuela e Chile terão representantes na maior edição já realizada. São 68 atrações marcam presença, envolvendo cerca de 150 artistas circenses e mais 85 músicos das bandas e charangas que acompanham as tradicionais noites de variétés.
Além dos participantes em cena, os encontros reunirão cerca de 20 convidados para compor as mesas de debates e rodas de conversa. Serão mais de 100 apresentações de números e espetáculos, além de oficinas, encontros e palestras.
Dos 68 grupos e artistas no 10º FICC, 51 são atrações exclusivamente brasileiras e 17 internacionais, três delas binacionais com artistas brasileiros. Do Brasil, o festival terá em seus palcos e picadeiros artistas de 10 estados. Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Das 51 atrações brasileiras, 40 são de 11 cidades cearenses. Itapipoca, Maracanaú, Fortaleza, Quixeré, Juazeiro do Norte, Caucaia, Aracati, Russas, Aquiraz, Paracuru e Jijoca de Jericoacoara.
Entre as 17 atrações internacionais, nove vêm especialmente para participar do evento e oito estão circulando ou residindo no Brasil. A lista com todas as atrações da edição do FICC pode ser acessada no site.
Para compor a programação, o festival realizou uma convocatória, através da qual recebeu 646 propostas de todas as regiões do Brasil e de diversos países.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Festival Internacional de Circo do Ceará
A programação do 10º Festival Internacional de Circo do Ceará passará por 10 cidades do Ceará, distribuídas em dois circuitos. Entre julho e agosto, o Circuito Leste passará por cinco cidades: Jaguaribe, Quixeré, Aquiraz e Aracati, localizadas no Litoral Leste, além de Jijoca de Jericoacoara, município da Costa do Sol Poente, no litoral Oeste.
Em novembro, será o Circuito Oeste, com programação em mais cinco cidades: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Itapipoca, desta faixa do litoral cearense, encerrando a edição em Sobral, na região Norte do Estado.
O Festival Internacional de Circo do Ceará, que teve sua primeira edição em 2014, foi criado, dessa forma, com a proposta de capacitar, difundir e integrar as diversas expressões do universo circense no Ceará. Ao longo de uma década, o FICC atrai artistas do Brasil e de outros países, aprendizes e apreciadores das artes do circo, para diversas apresentações artísticas e para possibilidades de novos conhecimentos e troca de experiências em ações formativas.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <