O “Programa de Música Popular e Contemporânea: o som da floresta”, com Amanda Nunes, e “Produção Executiva de Projetos Culturais”, com Camila Guerra, estão com inscrições abertas e gratuitas para Maranguape. As ações formativas fazem parte do Ceará Criativo – Movimenta Ceará. Com itinerância em dez municípios cearenses, o programa realizará 26 formações do sertão ao litoral cearense em quatro meses de desenvolvimento.
Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio, às 12 horas, pelo Mapa Cultural do Ceará. Serão ofertadas 40 vagas, por ordem de inscrição. O curso de “Produção Executiva de Projetos Culturais” acontece nos dias 1, 2, 8 e 9 de junho, das 8h às 12h e 14h às 18h, na Casa Cultural Capistrano de Abreu (R. Major Agostinho, 290, Centro), e 15 e 16, das 8h às 12, de forma virtual. Já o “Programa de Música Popular e Contemporânea: o som da floresta”, vai ser realizado na Casa C.H.A (R. Mundica Paula, 418, Centro). Dias: 1, 8, 15, 22, 29 de junho, 13 e 20 de julho, das 8h às 12h e 14h às 18h | 2, 9, 16, 23, 30 de junho, 7, 14 e 21 de julho, das 8h às 12h e 14h às 17h.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
Cultura em movimento: Ceará Criativo
O Ceará Criativo consiste na realização de ciclos formativos em Acaraú, Caucaia, Guaramiranga, Icapuí, Maranguape, Quixadá, Russas, Salitre, Senador Pompeu e Tururu. Para cada município, serão realizadas 120h/a de cursos voltados para os criativos, em diversas linguagens, além de cada cidade receber um curso voltado para produtores culturais, gestores e pessoas trabalhadoras da cultura, com carga horária de 40h/a.
No total, todos os municípios receberão a carga horária básica de 160h/a de formação. Para além dos cursos, também serão realizadas atividades complementares como oficinas e workshops.
Bolsas de estudo de R$ 200 serão ofertadas a cada 30h/a cursadas, totalizando o máximo de 120h em cada município – ressaltando que apenas as pessoas que atendam os pré-requisitos de presença serão contempladas. Para participar nos cursos, as pessoas interessadas deverão se inscrever por meio de oportunidades no Mapa Cultural do Ceará que serão criadas periodicamente e divulgadas no site e redes sociais da Secult Ceará.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Desde o dia 2 de maio, o Sertão Central está com ações do Ceará Criativo. A cidade de Senador Pompeu, por exemplo, já realizou três ações formativas, beneficiando mais de 60 pessoas. Já Quixadá atendeu 18 jovens de 16 a 29 anos com o curso “Novas Mídias – Vídeo Mapping: Explorando a paisagem de Quixadá”, ministrado por Taís Monteiro e Tuan Fernandes e está finalizando o curso de “Introdução à Produção Executiva”, com Ravena Monte, voltado para gestores e produtores culturais, realizado na modalidade presencial e online até o dia 28/5. Acaraú, Caucaia, Guaramiranga, Icapuí, Russas, Salitre e Tururu serão os próximos municípios contemplados até agosto deste ano.