A atriz paranaense Cássia Damasceno apresenta o monólogo “Três Luzes” em Fortaleza de 29 de agosto a 1º de setembro. O cineasta Aristeu Araújo assina a Direção. A obra é uma autoficção, que tem como referência as histórias de vida de seus autores e as interações como profissionais e companheiros de vida. No palco, o enredo apresenta as percepções e reflexões acerca do passado de uma mulher presa no elevador durante um blecaute. O ambiente de luz e falta de luz desperta recordações do seu passado e de seus pais, que são sobrepostas a pequenos ensaios que também tentam dar conta de certos aspectos contraditórios da história da humanidade.
“O espetáculo ‘Três Luzes’ fala sobre os sonhos e medos que nós, filhas e filhos, temos, assim como os sonhos e medos de nossos pais, porque falando de nossos núcleos, falamos de todos”, destacou Cássia Damasceno.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
A obra estreou nacionalmente no Festival de Teatro de Curitiba e também deve passar por Recife até o final do ano. O projeto conta com outros profissionais, como a musicista Julia Kübler, que acompanha Cássia Damasceno no palco durante todo o espetáculo. A composição é assinada pelo músico Luiz Lepchak. A cineasta Jade Azevedo atua na assistência de direção e produção executiva.
“Três Luzes” com Cássia Damasceno
Cássia Damasceno é atriz e administradora cultural. No cinema, foi ganhadora de nove prêmios como melhor atriz, com destaque para o Cine Pe2020 e Short to the Point (Romênia), pelo curta “Vai Melhorar” (direção de Pedro Fiuza), além do Kikito no 47º Festival de Cinema de Gramado, com o curta “A Mulher que sou” (direção de Natália Tereza).
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
Aristeu Araújo é cineasta e crítico de cinema. Dirigiu nove curtas-metragens, entre eles os filmes “Quando as Coisas se Desmancham” e “Naquela Noite Ele Sonhou com Um Mar Azul”. Atua, principalmente, como montador de filmes, com destaque para os longas “A Mesma Parte de Um Homem” e “Mães do Derick”. Também atua como curador e produtor de mostras de cinema, tendo levado ao público as mostras “Autorretratos”, “Ser Tão Pop” e “Lembrando Joaquim Pinto e Nuno Leonel”, dentre outras. Como crítico de cinema, já publicou textos em diversos veículos, entre eles o Jornal Plural e a Revista Moviola, que foi fundador, além de outros sites e jornais.
O espetáculo “Três Luzes” será apresentado na Caixa Cultural Fortaleza, localizada na Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema.