A exposição interativa “Luiz Gonzaga: 110 Anos do Nascimento” será aberta ao público nesta quinta-feira (19). A imersão celebra o legado do artista através do olhar do autor e curador paraibano Paulo Vanderley a partir do livro homônimo que inspira a mostra. O acervo conta com mais de 100 itens que traçam a trajetória de Luiz Gonzaga, com destaque para vídeos raros, fotografias históricas, documentos reveladores e objetos pessoais que oferecem uma perspectiva íntima sobre a vida e a carreira do artista que redefiniu a música nordestina.
A mostra, com entrada gratuita, vai ocupar 300 metros quadrados da Praça Central do shopping RioMar Fortaleza. O público poderá acompanhar 44 LPs de 1958 a 1989, um disco de 78 RPM, de 1947, contendo a faixa do clássico “Asa Branca”, e objetos que já foram utilizados na produção de cenários e figurinos de filmes e séries sobre a vida do Rei do Baião.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Luiz Gonzaga
O cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Conhecido como o Rei do Baião, o artista se destacou ao longo da carreira na Música Popular Brasileira.
Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, Luiz Gonzaga levou para todo o País a cultura musical do Nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições abordam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino.
Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as canções “Asa Branca” (1947), “Juazeiro” (1948) e “Baião de Dois” (1950).
Pai do músico Gonzaguinha, Gonzagão influenciou outros artistas como Geraldo Vandré, Raul Seixas, Gilberto Gil e Caetano Veloso com suas rítmicas e composições.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <