CULTURA

III Bienal Criança chega a Fortaleza e ao interior do Ceará

Com acesso gratuito, programação acontecerá em Fortaleza, Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba e Juazeiro do Norte

Compartilhe:
25 de setembro de 2024
Portal GCMAIS

Artistas brasileiros e convidados de outros países estarão na 3ª Bienal Criança que, de 11 a 26 de outubro, realiza uma circulação pelo estado do Ceará com espetáculos e ações formativas para público de todas as idades, em especial, as crianças. Com acesso gratuito, a programação acontecerá em Fortaleza, Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba e Juazeiro do Norte. Nos palcos e praças, cerca de 50 apresentações serão realizadas, sendo 8 criações (4 Percursos de Criação e 4 Residências Artísticas), incentivadas pela Bienal Criança, parte integrante da VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par, que trabalha a transversalidade das artes cênicas e visuais, como a dança, o teatro, o circo e o cinema.

III Bienal Criança chega a Fortaleza e ao interior do Ceará
Foto: Divulgação

Entre espetáculos de dança e outras linguagens das artes cênicas, residências artísticas, percursos de criação, oficinas, palestras, workshops, seminário, mostra de vídeos e visitas guiadas, serão cerca de 90 atividades, envolvendo mais de 100 profissionais.

A expectativa é que o público alcançado seja em torno de 20 mil pessoas, em sua maior parte formada por crianças de bairros da periferia de Fortaleza e de cidades do interior do Estado.

Foto: Tim Oliveira

Com o projeto, a Bienal de Dança busca conscientizar as crianças através da arte, da cultura, por meio das linguagens cênicas, como a dança e o teatro, com um olhar mais atento à acessibilidade e à inclusão de crianças que sejam alvo de discriminação na escola, na família ou na sociedade por qualquer outra condição. Além de ocuparem a plateia, elas exercem protagonismo na Bienal Criança.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Bienal Criança no interior

Priorizando este público, no primeiro final de semana, dias 11 e 12 de outubro, a 3ª Bienal Criança acontecerá em duas cidades do interior do Estado. A abertura oficial, na sexta-feira (11), será em Paracuru, às 19 horas, no Teatro David Linhares. Em Trairi, acontece nos dias 11 e 12, na Escola de Ensino Fundamental Jonas Henrique de Azevedo. No dia 15, a Bienal estará em São Gonçalo do Amarante, com apresentações no Ginásio Poliesportivo do CRAS.

Nos dias 21, 23, 24 e 26 de outubro, a Bienal Criança acontecerá em Pacatuba, tendo como palco o Sobrado da Abolição e a Praça Mais Infância, ambos no Centro de Pacatuba, e o Centro de Artes e Esporte Unificado – CEU, no bairro Jereissati III. E nos dias 24 e 25, terá programação também no CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte.

Foto: Divulgação

Em Fortaleza

Na capital cearense, a Bienal Criança acontecerá entre 18 e 26 de outubro, concentrando-se principalmente nos Cucas José Walter, Jangurussu, Mondubim, Pici e Barra.

Espetáculos ao ar livre ocorrerão na Praça do Ferreira, em parceria com o Cineteatro São Luiz, e na calçada do Theatro José de Alencar, e apresentações nos palcos do TJA, do Teatro B. de Paiva (Hub Cultural Porto Dragão) e Teatro Dragão do Mar (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura).

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

Atrações internacionais

A francesa Fanny Vignals, além da residência “R·Encontros”, apresentará o solo “Meu Lugar”, uma palestra performada onde conta sua trajetória entre culturas, danças contemporâneas e tradições afro-brasileiras.

De Portugal, “Kdeiraz”, de Natália Mendonça, aborda a relação com diferentes tipos de cadeiras. Em cena, ela e Josefa Pereira deparam-se com cadeiras comuns e fantásticas e tentam descobrir quais as possibilidades de brincadeiras que cada uma, com a sua forma e personalidade.

Uma cadeira aranha gigante, outra que se esconde, outra que quebra e uma cãodeira. Ela pode virar montanha, violão, bicho. Pode ser perigosa ou aconchegante. Pode ter movimentos próprios e, talvez, até voar.

Atrações

“Fica Comigo” é o novo espetáculo cênico contemporâneo dedicado ao público infantil dirigido por Daniel Calvet, do grupo Ateliê do Gesto, de Goiânia, concepção dele e de João Paulo Gross.

“Mistérios de Fim-Fim”, um espetáculo de dança e teatro criado e interpretado por Fátima Macedo; “Favela: O Boom do Vixxi!” e “Volúvel” apresentados por alunas e alunos da Formação Básica de Longa Duração em Dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ; “Ondas de fuga”, obra coreográfica do Programa Corpo Artístico Jovem de Dança da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, com concepção e direção coreográfica de Luiz Otávio Queiroz, que também apresenta “Lança”, dos coreógrafos Ana Catarina Vieira e Ângelo Madureira e direção de remontagem de Luiz Otávio Queiroz; “Rara”, do grupo No Barraco da Constância Tem!, com direção, dramaturgia e interpretação de Honório Félix e William Pereira Monte; “Revolução”, do Studio de Dança Aline Rodrigues; “Retalhos” com a Escola de Dança de Paracuru.

Foto: Divulgação

“O Barquinho e o Seu Pescador”, espetáculo infantil que tem como fio condutor um poema rimado e alinhavado com músicas lúdicas cantadas e tocadas ao vivo, ambos de criação e interpretação do diretor, ator e músico Evan Teixeira, somados à magia da manipulação do teatro de bonecos e sombras; “Napoleão”, texto e direção de Marcelo Romagnoli, com o grupo Pavilhão da Magnólia; “João Preguiça”, com a Cia Prisma de Artes, espetáculo que nasceu de um trabalho já existente do grupo, chamado “As Aventuras de João Sortudo”.

Os Percursos de Criação “O que você tem na cabeça”, espetáculo do coreógrafo convidado Jorge Garcia com a Paracuru Cia de Dança e a Escola de Dança de Paracuru; “Água Viva”, de Clarice Lima, Cláudia Pires e Rosa Ana Fernandes; “Alie e as estrelas”, do Teatro Máquina; e “A viagem de um barquinho”, do Pavilhão da Magnólia; além dos trabalhos resultantes das Residências Artísticas, entre os quais, “Pien”, da atividade conduzida por Alexandre Américo e Pedro Vitor; e “Bzzz…”, por Rosa Primo e Jônatas Joca.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.