O 34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema anunciou duas produções que terão exibição especial nesta edição. Um deles é “Baby”, de Marcelo Caetano, na noite de encerramento. O filme estreou mundialmente na 63ª Semana da Crítica do Festival de Cannes, onde Ricardo Teodoro levou o Prêmio de Melhor Ator Revelação. O outro é “Lampião, Governador do Sertão”, documentário dirigido por Wolney Oliveira, que poderá ser assistido no dia 10 de novembro. Em abril, foi selecionado para a Competição Brasileira de Longas-Metragens da 29ª edição do Festival É Tudo Verdade.
Com programação inteiramente gratuita, o 34º Cine Ceará vai ocorrer de 9 a 15 de novembro em Fortaleza, com exibições no Cineteatro São Luiz.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
34º Cine Ceará
“Baby” acompanha a intensa relação entre o jovem Wellington/Baby, que foi abandonado pelos pais, e o garoto de programa Ronaldo. Além de Cannes, o longa levou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Biarritz, na França, foi destaque em Lima (Melhor Filme LGBTQIA+ e Gio de Melhor Atuação para Ricardo Teodoro), e em San Sebastiàn (Sebastiane Latino, concedido ao melhor filme queer latino do ano).
“Lampião, Governador do Sertão” é centrado na jornada do complexo Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como o líder cangaceiro Lampião. O documentário vai participar do Festival de La Habana, em Havana, em dezembro deste ano.
Realizado anualmente, de forma ininterrupta desde 1991, o Cine Ceará é um dos mais antigos e principais festivais de cinema do Brasil. A programação conta com Mostras Competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem, Olhar do Ceará, com longas e curtas, além de mostras sociais, debates, homenagens, entre outras atividades. As listas dos filmes das competitivas já foram anunciadas e podem ser consultadas no site do festival.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <