O Festival de Arte Urbana beneficia quatro instituições de Itapipoca com intervenções artísticas nos muros. Casa Perilo Teixeira e as escolas EEB Geraldo Gomes de Azevedo, Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo e EEB Monsenhor Antônio Tabosa Braga. A produção artística nos muros teve início na terça-feira (22) e segue até o dia 30 de outubro. O Festival de Arte Urbana marca o início da 5ª edição do Programa Escolas Criativas.
O projeto busca fomentar a arte e a cultura local, promovendo a inclusão de artistas de diferentes estilos e gêneros. “A gente sempre tenta fazer uma imersão, respeitando a cidade e a população, fomentando as pessoas e a economia local”, explicou a artista Terezadequinta, que assina a curadoria do Festival Arte Urbana com Robézio Marques. À frente do Acidum Project, colecionam inúmeros trabalhos de arte urbana dentro e fora do Brasil. No Ceará, coordenam também o tradicional Festival Além da Rua.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Festival de Arte Urbana
Ao todo, 13 artistas cearenses participam do Festival de Arte Urbana em Itapipoca: Lorinha Alves e Gabriel Mahatma, do Duo Quimera; Marta Brizeno; Zé Victor; Dhiow; Miguel Nature; Leal (Victor Hugo); Berin; Érica R.; Brooks; Ivih Ribeiro; e, representando Itapipoca, Luciano Cacau e Nazareno.
Os artistas selecionados representam uma variedade de estilos e receberam um briefing sobre Itapipoca, com uma abordagem de design e de temas como educação, tecnologia, ciência, cultura e música, e técnicas de urbanismo tático, que foram utilizadas no Lab Cidades Criativas, outro programa de design urbano realizado em parceria com a Quitanda Soluções Criativas, que deu origem ao Beco Cultural de Itapipoca.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
No festival, cada artista fica responsável por um mural, que conta com intervenções individuais, mas também com pinturas realizadas em colaboração entre os artistas, proporcionando um ambiente dinâmico e criativo. “As pinturas nas escolas públicas visam estabelecer uma conexão direta com a juventude, enriquecendo o ambiente educacional. E, para fortalecer essa conexão, será feito também um recrutamento de auxiliares nas escolas, que receberão remuneração e aprenderão técnicas de pintura diretamente com os artistas. Essa iniciativa não só promove a capacitação dos jovens, mas também valoriza a economia local, já que o projeto conta com o apoio de uma produtora da região”, concluiu Terezadequinta.
Para que as obras reflitam a vibrante identidade da cidade, os artistas utilizaram cerca de 28 tonalidades de tintas da empresa parceira neste projeto.