Ícone do site Portal GCMAIS

Festival Imaginários Urbanos reflete sobre corpo e território

Marcia Aquino e Gê Viana / Foto: Don Salvatore

Depois de passar pela França e Espanha, o 6º Festival Internacional Imaginários Urbanos acontece de 9 a 29 de novembro em Fortaleza, Sobral, São Luís (MA) e Rio de Janeiro (RJ), com uma programação gratuita que inclui videoperformances, residências artísticas, debates com artistas e performances urbanas.

Com o tema “Corpo-Território”, a sexta edição propõe uma reflexão sobre o corpo como território e o território como corpo, explorando as vivências que promovem um olhar para além do reducionismo antropoceno. “A programação deste ano busca trazer essa provocação, ou seja, pensar questões e gerar reflexões sobre a importância de tomar o corpo enquanto território, descolonizar as noções sobre a terra e parar de negar a dívida ambiental que os países colonizadores tem como os colonizados”, destacou Eduardo Bruno, o curador geral e um dos idealizadores do Festival.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Na capital cearense, o festival inicia no dia 9 de novembro, com a Mostra de Videoperformance no Hub Cultural Porto Dragão, exibindo videoperformances de artistas nacionais e internacionais.

Festival Imaginários

Outra agenda importante do início do Festival Imaginários é a realização do I Seminário Interregional. Em sua primeira edição, o seminário proporciona um espaço de reflexão e potencialização dos Estudos da Performance em Fortaleza, a partir da troca e intercâmbio com a região Norte-Nordeste do Brasil.

O festival é uma realização da Plataforma Imaginários, que se destaca internacionalmente no cenário da performance, trazendo ao Ceará uma oportunidade de conexão com a arte performática global. Essa edição reforça a posição do estado como um ponto de encontro de artistas do Brasil e de outros países, em uma verdadeira imersão cultural com foco na diversidade e na produção da performance em intercâmbio internacional e nacional.

Publicidade

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

Sair da versão mobile