O documentário “Soldados da Borracha”, do diretor cearense Wolney Oliveira, chega aos cinemas no dia 5 de dezembro. Em Fortaleza, o longa-metragem ficará em cartaz na sala 1 do Cinema do Dragão. O filme resgata a saga de cerca de 60 mil brasileiros que, por um acordo de cooperação entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, foram recrutados através do Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia e transportados para a região amazônica.
O plano de extração de látex visava abastecer a indústria de armamentos norte-americana, material estratégico para a vitória dos Aliados no conflito.
As promessas da volta para casa como heróis da pátria e de aposentadoria equivalente à dos militares nunca se cumpriram. Alvos de doenças como malária, fome e péssimas condições de subsistência, milhares morreram. Os que sobreviveram permaneceram em situação de pobreza, esperando o dia do reconhecimento oficial.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
“Soldados da Borracha”
O documentário “Soldados da Borracha” estreou mundialmente em 2019 no 24º Festival É Tudo Verdade, onde conquistou o prêmio paralelo de Melhor Longa-Metragem Nacional pelo júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas de São Paulo. No mesmo ano, no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, da Paraíba, foi premiado como Melhor Som, Edição, Trilha Sonora, além de Melhor Longa-metragem pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular.
Em 2019, “Soldados da Borracha” teve exibição especial no 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Em 2020, na 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, levou os troféus de Melhor Longa Competição Latino-americana e Melhor Filme pelo Júri Popular. No mesmo ano, ganhou o prêmio de Roteiro Original pelo Júri Oficial no Amazônia DOC 6 – 2020, e Melhor Edição e Melhor Trilha Original no 43º Festival Guarnicê, do Maranhão.
Além desses prêmios, ‘Soldados da Borracha’ recebeu, em 2021, o Troféu Margarida de Prata da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, concedido a filmes brasileiros que ressaltam valores humanos e éticos. Em fevereiro de 2024, o documentário foi tema de palestra na Universidade de Berkley na Califórnia. Convidado pela instituição americana para falar sobre o filme, o diretor Wolney Oliveira foi um dos palestrantes do evento “The Bracero and the Rubber Soldiers Programs: A History of Labor and Power in the Americas”, realizado pelo departamento de espanhol e português.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
A história
A saga de cerca de 60 mil brasileiros, enviados para a região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, em plano para extrair látex, material estratégico imprescindível para a vitória dos Aliados no conflito.
As promessas da volta para casa como heróis da pátria e de aposentadoria equivalente à dos militares, nunca se cumpriram.