Com direção de Neidinha Castelo Branco, peça será apresentada no Theatro José de Alencar, no dia 8 de dezembro, às 18h e às 19h30
Espetáculo “Ecos” reflete sobre memória e tempo em Fortaleza
“Ecos”, espetáculo de conclusão da turma Noite 2024 do Curso Princípios Básicos de Teatro, será apresentado no dia 8 de dezembro, no Theatro José de Alencar, com sessões gratuitas às 18h e às 19h30. Em “Ecos”, as fronteiras entre o real e o onírico se dissolvem, enquanto as palavras e os pensamentos se fundem e confundem, em uma ode ao que se foi e ao que se pode ser. Entre faróis apagados, traumas geracionais e desejos atendidos, são os caminhos esquecidos, encolhidos e escolhidos por um povo, uma família e um indivíduo, que propõem a reflexão sobre como se moldam valores, relações e identidades.

“Ecos” reúne três narrativas distintas para abordar a memória e o tempo.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
“Ecos”: dramaturgia coletiva
Sob direção de Neidinha Castelo Branco, a peça desenvolveu sua dramaturgia de forma coletiva. As narrativas trazem conflitos reais, e existe nelas o desejo de contar aflições, angústias e evidenciar o desespero por lembrar e ser lembrado. Denunciar a omissão da sociedade às demandas de pertencimento de um povo, discutir o direito de escolha e decisão das mulheres acerca dos anseios e vontades, além de partilhar o sentimento de tristeza do indivíduo que perdeu o inestimável e da boleia do caminhão à beira do onírico são as reflexões presentes.
O espetáculo reflete sobre como a sociedade lida com as vertentes que perpassam a memória, ou a ausência dela. Todas as questões debatidas pela turma, durante o processo criativo, desembocaram na ânsia para resgatar a voz de uma raiz ancestral, por razões pessoais ou coletivas.
No fundo das urgências, um mesmo fio condutor: a memória. Na história de cada atuante, há a indignação pela ausência, o apagamento social e o lamento do desapego aos signos que importa para uns, mas a outros, não.
“Ecos” será apresentado domingo (8), às 18h e às 19h30, gratuitamente, no palco principal do Theatro José de Alencar, com ingressos retirados pela plataforma Sympla. Mais informações pelo perfil no Instagram.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
Curso Princípios Básicos de Teatro
O Curso Princípios Básicos de Teatro é uma realização do Theatro José de Alencar e foi fundado pelos atores e educadores Joca Andrade e Paulo Ess, em 1991, ano da reinauguração do TJA. O objetivo era suprir a carência de cursos de iniciação às artes cênicas em Fortaleza.
Atualmente, o CPBT mantém turmas nos três turnos, sob a coordenação dos professores Juliana Veras, Joca Andrade e Neidinha Castelo Branco. O CPBT tem como público-alvo adolescentes e jovens adultos interessados em iniciar os estudos em práticas teatrais.
Os fundamentos pedagógicos são norteados pela formação cidadã, por meio de experiências construtivas, lúdicas e estéticas para promover a construção de hábitos e atitudes favoráveis à transformação social, em benefício da propagação de conhecimentos e valores em prol da paz e da prosperidade responsável.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Elenco
O elenco (atuação, pesquisa e argumento) reúne os talentosos Larissa Bezerra, Amanda Kauany, Anthony Caminha, Arthur MontMorency, Bárbara Enéas, Daiara Rodrigues, Davi Oliveira, Dominy Martins, Ed Gomes, Emanuel Gondim, Fernanda Bergamota, Flávia Castelo Batista, Geovana França, Guilherme Freitas Wilker, Guga Ferreira, Hadassa Costa, Ivna Silva, Jean Augusto, Julia Rabay, Klertianny Teixeira do Carmo, Levi Matos, Léo Silva, Mac Marinni, Nin Ferreira, Ramon Queiroz, Rick Fênix, Samuel Oliwe, Vitor Saraiva, Vitoria Raven, Vithória Rocha e Xênia Beatriz.
A Direção é de Neidinha Castelo Branco.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Bienal Internacional de Dança do Ceará comemora 15ª edição em três continentes

“Entre Papos e Sabores”: confira a receita deste sábado (26)

Paixão de Cristo de Quixaba se torna a maior entre as que são feitas a céu aberto no Ceará
