Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912, no interior de Pernambuco, e faleceu aos 76 anos, em 2 de agosto de 1989
Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria 112 anos nesta sexta-feira (13)
O cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro Luiz Gonzaga, também conhecido como o Rei do Baião, completaria 112 anos de idade nesta sexta-feira (13), caso ainda estivesse vivo. O artista se destacou na música popular brasileira, ao longo do século XX, tendo ganhado notoriedade com as canções “Asa Branca” (1947), “Juazeiro” (1948) e “Baião de Dois” (1950).
Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, Luiz Gonzaga levou para todo o País a cultura musical do Nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições abordam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ele seguiu os passos do pai e dominou a sanfona desde cedo, antes de emplacar na carreira musical. Ele compôs a famosa “Asa Branca”, de 1947, em parceria com Humberto Teixeira, entre outros clássicos que marcaram a divulgação da cultura nordestina, como “O xote das meninas” e “Pagode Russo”.
Além da música, Luiz Gonzaga também demonstrava suas raízes culturais em suas vestimentas, que remetiam ao sertanejo, com chapéu e sandália de couro e o gibão. Nos anos 1950, ele figurava entre os artistas mais populares do Brasil.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912, em Exu, município de Pernambuco. Era filho de Ana Batista de Jesus e de Januário José dos Santos, conhecido nas redondezas como Mestre Januário por também dominar a sanfona. Luiz Gonzaga o eternizou na música “Respeita Januário”.
Gonzagão faleceu aos 76 anos, em 2 de agosto de 1989. Em seu legado, deixou mais de 50 discos compactos e 44 discos de vinil e a consolidação da música nordestina em todo o país. Pai do músico Gonzaguinha, ele ainda influenciou outros artistas como Geraldo Vandré, Raul Seixas, Gilberto Gil e Caetano Veloso com suas rítmicas e composições.
Leia também | Lei é sancionada e Luiz Gonzaga entra no Livro dos Heróis da Pátria
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.