Espetáculo estrelado por Grace Gianoukas será apresentado nos dias 26 e 27 de abril
Monólogo em homenagem a Dercy Gonçalves chega a Fortaleza
Estrelado por Grace Gianoukas, com voz off de Miguel Falabella, escrito e dirigido por Kiko Rieser, o monólogo Nasci pra ser Dercy homenageia a atriz Dercy Gonçalves, uma das maiores artistas do século 20. Desde a estreia, há dois anos, o espetáculo já foi visto por mais de 40 mil pessoas por todo o Brasil e, em abril, chega a Fortaleza no Cineteatro São Luiz.

Grace Gianoukas interpreta Dercy Gonçalves e, ao longo da carreira, foi vencedora dos prêmios SHELL e APCA de Melhor Atriz (2024), I Love PRIO do Humor, de Melhor Performance, e Kiko Rieser foi vencedor do Prêmio Bibi Ferreira (2023), na categoria Melhor Dramaturgia Original, por “Nasci pra ser Dercy”. O espetáculo também foi indicado ao Prêmio Cenym de Melhor Monólogo e ao prêmio Miguel Arcanjo, nas categorias de Melhor Direção, Peça e Atriz.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Espetáculo
Ao falar sobre o convite de Kiko Rieser para atuar em “Nasci pra ser Dercy”, a atriz relembrou a oportunidade de pesquisar e conhecer melhor Dolores Gonçalves Costa. “Assim como eu, ela nasceu numa cidade do interior. No entanto, ao contrário de mim, que sempre tive o apoio da minha família, ela teve que enfrentar o mundo sozinha, sem nenhuma orientação, amparada apenas pela força de sua alma em expansão. Essa alma, guiada pelo seu desejo de liberdade e conhecimento, ela batizou como Dercy Gonçalves, uma grande guerreira que transformou sua dor em alegria para o povo brasileiro”, destacou Gianoukas.

Foto: Divulgação / Heloisa Bortz
“Hoje, 17 anos após sua morte, acho escandaloso que ainda não tenha havido uma obra dedicada a ela na arte à qual ela dedicou toda sua existência: o teatro. ‘Nasci pra ser Dercy’ é uma homenagem, mas também um resgate histórico e um alerta para que a memória da cultura brasileira não se perca, para que saibamos sempre quem são as pessoas que vieram antes de nós e, assim como nossas avós, pavimentaram o caminho para que hoje sejamos quem somos”, afirmou Kiko Rieser.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
Dercy Gonçalves
Dercy Gonçalves (23/06/1907–18/07/2008) faleceu há 17 anos, aos 101 anos. O texto de “Nasci pra ser Dercy” une o apelo popular e o carisma da artista através de uma profunda pesquisa. A peça mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina.
A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição às artes cênicas se deu ao levar essa expertise para a comédia popular, instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com os padrões.
O espetáculo revela ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi. “Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão. Uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher que era chamada de ‘puta’, mas que casou e enviuvou virgem, iconoclasta e devota, libertária, mas avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular”, concluiu Kiko Rieser.
Sinopse
A peça começa com uma atriz, Vera, entrando no estúdio para fazer teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Conforme vai dando suas falas, ela se revolta contra o roteiro, cheio de estereótipos. Sua mãe era grande fã de Dercy e por isso Vera cresceu conhecendo e sendo influenciada pelo exemplo dessa artista icônica. Ela então, transformando-se em Dercy, começa a mostrar quem realmente foi essa mulher à frente de seu tempo.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Bienal Internacional de Dança do Ceará comemora 15ª edição em três continentes

“Entre Papos e Sabores”: confira a receita deste sábado (26)

Paixão de Cristo de Quixaba se torna a maior entre as que são feitas a céu aberto no Ceará
