A Fiat Strada Turbo 2024 acaba de receber o novo motor T200, o que a coloca em uma competição direta com a Chevrolet Montana. Embora a Montana possua dimensões maiores, a Strada está direcionando seus esforços para atrair os consumidores interessados em picapes de cabine dupla dentro dessa faixa de preço. Este motor é um 1.0 turbo de 3 cilindros, equipado com injeção direta e o sistema de válvulas MultiAir. Sua potência é de 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, acompanhados por um torque de 21,4 kgfm. A transmissão automática CVT oferece a simulação de 7 marchas.
Strada Turbo 2024 – Melhorias, consumo e preço
Esse conjunto mecânico é compartilhado com Pulse e Fastback. Conforme indicado pelo Inmetro, a economia de combustível é estimada em torno de 12,1 km/l na cidade e 13,2 km/l em estradas, quando abastecida com gasolina. Quando alimentada com etanol, esses números mudam para 8,3 km/l e 12,1 km/l, respectivamente. A aceleração de 0 a 100 km/h é concluída em 9,8 segundos com gasolina e 9,5 segundos com etanol.
Com o intuito de acomodar o aumento de potência desse novo motor, a Fiat Strada Turbo 2024 passou por modificações que incluem molas e amortecedores mais firmes, recalibração da direção elétrica e melhorias nas pinças de freio dianteiras. Essas alterações têm como objetivo primordial aprimorar a dirigibilidade do veículo. Apesar da boa performance do motor 1.3 aspirado que já equipava a picape, o novo motor turbo traz um impulso adicional de vigor.
A Fiat Strada Turbo 2024 é disponibilizada em duas versões destinadas a atividades de lazer: Ranch e Ultra. A versão Ultra, com valor de R$ 132.990, possui uma abordagem mais voltada para o ambiente urbano, enquanto a versão Ranch oferece um perfil mais aventureiro. Algumas diferenças em termos de acabamento são notadas, e os pneus, em particular, variam entre uso misto e foco exclusivo no asfalto, montados em rodas de 16″. A lista de equipamentos é em grande parte semelhante entre as versões, abrangendo recursos notáveis, como ar-condicionado automático, faróis em LED, faróis de neblina em LED, estribos laterais, sistema multimídia com tela de 7″ e espelhamento sem fio, carregamento por indução, entre outros.
Apesar do preço, a Fiat Strada Turbo 2024 demonstra uma vantagem em termos de economia em relação às versões automáticas da Chevrolet Montana 1.2 turbo. Entretanto, em tamanho e certos atributos, a Strada fica atrás. Itens como piloto automático e partida por botão com chave presencial não estão presentes. Ainda que seja uma opção atrativa, há espaço para melhorias, especialmente no tocante aos recursos de segurança, uma vez que a picape oferece apenas 4 airbags e sistemas de controle de tração e estabilidade.
Leia também – Fiat Strada 2024 ganha facelift e motor turbo antes da chegada da Titano