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Pneu remold é bom? Veja 3 pontos positivos e negativos e conheça o processo de fabricação

A escolha entre pneus remold e pneus novos depende de diversos fatores, como orçamento, estilo de direção, tipo de veículo e condições de uso.

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19 de abril de 2024
Fabiano Souza

No mercado automotivo, a busca por economia leva muitos motoristas a considerarem o pneu remold como uma alternativa aos pneus novos. Mas será que essa é a escolha certa? Para te ajudar a tomar uma decisão consciente, este artigo detalha as diferenças entre os dois tipos de pneus, desde o processo de fabricação dos remold até seus pontos positivos e negativos.

Pneu remold é bom? Veja 3 pontos positivos e negativos e conheça o processo de fabricação
Foto: Freepik

A fabricação do pneu remold

Diferente do pneu recauchutado, que recebe apenas uma nova camada de borracha na banda de rodagem, o pneu remold passa por um processo mais completo de reconstrução:

  1. Seleção Rigorosa: A carcaça do pneu usado, base para o remold, é minuciosamente inspecionada para detectar qualquer dano estrutural ou desgaste excessivo. Apenas carcaças em bom estado são utilizadas.

  2. Limpeza e Raspagem: A carcaça é limpa e preparada para receber a nova banda de rodagem. Isso envolve a remoção de toda a borracha antiga, expondo a estrutura interna do pneu.

  3. Inspeção Detalhada: A carcaça agora nua passa por uma rigorosa inspeção visual e ultrassônica para identificar qualquer imperfeição ou pontos fracos. Essa etapa é crucial para garantir a segurança do pneu remold.

  4. Aplicação da Nova Banda de Rodagem: Uma nova camada de borracha de alta qualidade é aplicada na carcaça, utilizando técnicas avançadas para garantir aderência e uniformidade.

  5. Vulcanização e Acabamentos: O pneu remold passa por um processo de vulcanização sob alta pressão e temperatura, fundindo a nova banda de rodagem à carcaça. Por fim, os acabamentos finais garantem um visual semelhante ao de um pneu novo.

3 Pontos Positivos dos Pneus Remold:

  1. Economia: O principal atrativo dos pneus remold é o preço, geralmente até 50% mais barato que um pneu novo da mesma marca e modelo.

  2. Sustentabilidade: O processo de remoldagem contribui para a economia circular, reduzindo o descarte de pneus usados e diminuindo a necessidade de extrair novas matérias-primas.

  3. Desempenho: Pneus remold de alta qualidade podem oferecer desempenho similar aos pneus novos em termos de aderência, dirigibilidade e durabilidade, desde que sejam utilizados dentro dos limites recomendados.

Pneus remold

Foto: Freepik

3 Pontos Negativos dos Pneus Remold:

  1. Durabilidade: A vida útil de um pneu remold é geralmente menor que a de um pneu novo, podendo durar até 30% menos.

  2. Desempenho em Condições Extremas: Em situações de chuva forte, neve ou piso irregular, os pneus remold podem apresentar menor aderência e desempenho de frenagem em comparação aos pneus novos.

  3. Segurança: Apesar dos rigorosos processos de inspeção, existe um risco mínimo de falhas em pneus remold, principalmente se a qualidade da carcaça original ou do processo de remoldagem forem comprometidas.

A escolha entre pneus remold e pneus novos depende de diversos fatores, como orçamento, estilo de direção, tipo de veículo e condições de uso. Para motoristas que buscam economia e priorizam a condução em vias urbanas e rodovias em boas condições, os pneus remold podem ser uma opção viável. No entanto, para aqueles que exigem máximo desempenho, segurança em todas as condições climáticas e maior durabilidade, os pneus novos continuam sendo a melhor escolha.

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