FIM DA LINHA PARA UM MITO
Toyota GR Supra A90 Final Edition: despedida do mito custa tem preço salgado
A Toyota está tentando convencer os entusiastas de carros a pagar uma fortuna pelo Supra A90 Final Edition, uma versão que se diz ser a despedida do lendário esportivo. Com um preço astronômico, este modelo chega a custar R$ 877 mil na Alemanha, quase o dobro do valor da versão convencional. E quem quer garantir uma unidade na França precisa ser sorteado em uma lotéria exclusiva – tamanha a procura. O motivo? A Toyota afirma que este é o fim da linha, e, com apenas 300 unidades para a Europa e Japão, a exclusividade é vendida como um artigo raro.


Foto: Divulgação oficial
Mas será que o Supra A90 Final Edition justifica um aumento de 100% no preço? Vamos analisar. Embora o modelo traga algumas melhorias, como um motor atualizado de 435 cv, que supera os 387 cv da versão normal, não há grandes inovações. O motor B58, que é o mesmo usado em outros modelos da BMW, foi apenas ajustado. O modelo não conta com o motor S58 mais potente da BMW, o que gera um certo desconforto para quem esperava algo realmente revolucionário. E o aumento de potência não faz muito sentido, já que o propulsor é apenas mais potente do que qualquer BMW com esse motor até hoje.
Para justificar o preço elevado, a Toyota adicionou alguns apetrechos luxuosos, como freios Brembo maiores, um escapamento de titânio Akrapovič, uma suspensão KW ajustável e rodas exclusivas de 19″ e 20″ da Gazoo Racing. Ah, e claro, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 10% mais largos – porque, aparentemente, o Supra não pode ser “normal”, mesmo sendo praticamente idêntico às versões mais baratas, exceto pelos detalhes.
O Supra A90 Final Edition também se exibe com um pacote aerodinâmico agressivo, incluindo spoiler dianteiro de fibra de carbono e uma asa traseira “pescoço de cisne” – porque, obviamente, o design deve ser chamativo para justificar o preço absurdo. O duto do capô, feito de fibra de carbono, pode até ser removido, mas é uma solução que só faz sentido para quem vai usar o carro em pistas. E, para completar, o modelo só vem com câmbio manual de seis marchas e bancos Recaro de fibra de carbono, dando um toque de exclusividade aos compradores, mas nada que justifique o preço de um carro superesportivo.
Em suma, o Supra A90 Final Edition é uma estratégia de marketing bem planejada para aqueles dispostos a pagar uma fortuna por um pedaço de história e exclusividade. Se você está procurando um carro esportivo realmente inovador, talvez seja melhor olhar para outros modelos, pois o Supra A90 Final Edition, por mais potente que seja, ainda parece mais uma tentativa da Toyota de explorar o apetite do consumidor por carros exclusivos do que uma revolução em termos de performance e tecnologia.
Clique aqui para mais artigos AUTO MAIS

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Nova Gasolina E30: em testes, motos apresentam falhas

BMW M5 Touring 2025: alta demanda força marca a reorganizar produção. Veja motor, itens de série e preço.

VW Tiguan 2025 chega ao México com novo design e mais tecnológico. Descubra se ele vem para o Brasil!
