'+ Auto

Exclusivo: ex-engenheiros da Troller na equipe do novo veículo off road do Ceará

Compartilhe:
16 de fevereiro de 2022
Jonas Viana
Exclusivo: ex-engenheiros da Troller na equipe do novo veículo off road do Ceará

A nova marca off road do Ceará que está preparando o novo veículo UTV Guepardo está com novidades que vão acelerar seu lançamento nacional: quatro experientes ex-engenheiros da montadora Troller agora fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o protótipo para testes

Guepardo é o nome do novo UTV

A previsão é de que até julho deste ano os primeiros veículos estejam prontos para fase de testes e início da pré-venda para o público. Os quatro ex-engenheiros da Troller, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e preço, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).

Segundo o engenheiro mecânicoMoacir Braga, “os testes começam em maio, refinando até junho, com lançamento do protótipo e pré-venda até julho”.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Design do UTV Guepardo vai surpreender

Diferenciais do veículo made in Ceará: “Além de ser nacional, a ideia é oferecer baixo custo de manutenção, componentes nacionais e um design inovador, um veículo que vai primar pela segurança e performance. Estamos usando softwares que são utilizados pela indústria automotiva para validação do projeto, análise estrutural, desempenho, então, será um veículo validado para uso genuinamente off road”, informou Braga.

Moacir Braga

O motor deve ser Volkswagen TSI, turbo. “Tem uma curva de toque muito boa para esse tipo de dirigibilidade”, garantiu o engenheiro. Além disso, uma suspensão está sendo desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um UTV”, explicou Moacir.

Tive acesso com exclusividade ao futuro design do veículo e fiquei impressionado pelo visual futurista. Acredito que vai surpreender o mercado de UTVs no Brasil.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Thiago Holanda, engenheiro

Outro detalhe que me informou o idealizador da marca, Clauder Ciarlini, é que o preço será muito competitivo e abaixo de R$ 200 mil. “Todos os UTVs que estão no mercado brasileiro têm preço superior e, além disso, eles não têm pronta entrega”, adiantou Ciarlini.

Clauder Ciarlini

Carlos Henrique também faz parte da equipe como diretor administrativo e de relacionamento institucional.

Carlos Henrique

SAIBA MAIS – UTV significa em inglês “Utility Task Vehicle”, algo como “veículo utilitário multitarefas”, que caiu no gosto do público brasileiro que gosta de trilhas e off road. Os UTVs Guepardo terão capacidade para quatro ou dois lugares. Inicialmente, serão produzidos os UTVs para quatro lugares.

Conheça os ex-engenheiros da Troller

1) Moacir Braga: com 24 anos experiência na Troller, formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará, com pós-graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo, SP.

2) Thiago Holanda: formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em gerenciamento de projetos, esteve mais de 12 anos na Troller e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha. Foi Troller de 2009 até 2021.

3) Alexandre Frota: engenheiro elétrico pela UFC, foi contratado pela Troller em 2008 e especialista na integração de sistemas elétricos no veículo. Participou do primeiro TX4 Troller de 2009 e também na modernização do TX4 em 2016.

Alexandre Frota

4) Carlos Renato: Técnico formado e em conclusão de curso de Engenharia Mecânica com mais de 20 anos no setor, também atuou na modernização da Troller. Especialista no software que é utilizado na indústria automotiva e que faz cálculos estruturais do veículo.

Carlos Renato