Futebol cearense contará com 3 estádios ‘padrão Fifa’ para receber jogos de 8 times no Campeonato Brasileiro
Em uma temporada histórica, marcada por uma participação recorde de times do Estado no Campeonato Brasileiro (são oito, distribuídos nas quatro divisões nacionais), o futebol cearense contará com três palcos de luxo. Além da Arena Castelão, que herdou uma estrutura de 1º mundo desde os tempos da Copa do Mundo de 2014, o estado do Ceará se prepara para voltar a contar nas próximas semanas com os estádios Romeirão, em Juazeiro do Norte, e Presidente Vargas (PV), em Fortaleza.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
PV e Romeirão voltam à ativa, após longa pausa, devidamente repaginados, com padrão Fifa, ou seja, com gramado de alto nível, arquibancadas com assentos e infraestrutura moderna nos bares, vestiários, cabines de imprensa e estacionamento. A reabertura do Romeirão (agora com status de Arena) está prevista para o fim deste mês de março, com direito a um jogo festivo. Para marcar a reestreia, o Governo do Estado negocia a realização de um jogo da seleção brasileira feminina de futebol. O Governo aguarda um retorno da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Leia também | Prefeito realiza vistoria no PV ao lado de presidentes de clubes
Fechado desde o segundo semestre de 2019, o Romeirão passou por uma reforma orçada em de mais de R$ 80 milhões. O equipamento será reaberto como uma arena multiuso, apta a receber eventos esportivos de abrangência regional e nacional, além de eventos culturais e religiosos. Com capacidade ampliada para 17 mil espectadores, o Governo afirma que o Romeirão será o estádio mais moderno do interior brasileiro.
Já o estádio Presidente Vargas, que está há mais de dois anos sem jogos de futebol, a expectativa é de abertura no mês de abril. A Prefeitura planeja a liberação como parte das comemorações pelo aniversário de Fortaleza, celebrado no dia 13 de abril. A expectativa é de que, depois de pronto, o PV passe a contar com um gramado com “qualidade superior ao anteriormente utilizado” e no mesmo padrão do utilizado na Arena Castelão, com grama do tipo “bermuda celebration”, padrão Fifa. Além da troca do gramado, o trabalho inclui manutenção nos vestiários, modernização da iluminação e melhoria das estruturas metálicas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Uma vez reaberto, a expectativa é de que o PV receba os jogos dos três times cearenses que disputam a Série C do Campeonato Brasileiro: Ferroviário, Atlético e Floresta. O presidente do Ferroviário, inclusive, já se manifestou publicamente ao afirmar que o clube planeja mandar todos os seus jogos no Presidente Vargas. Além disso, Ceará e Fortaleza, que costumam jogar na Arena Castelão, podem eventualmente jogar partidas por lá. Equipe da Região Metropolitana de Fortaleza, o Pacajus deve mandar seus jogos, pelo menos a princípio, no estádio municipal João Ronaldo. O Floresta, além do PV, tem como opção o estádio Domingão, em Horizonte.
Em relação ao Romeirão, o maiores interessados em jogar na Arena são Icasa e Crato, equipes da região do Cariri que disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro a partir de abril deste ano. A Arena também pode receber partidas de outras três equipes da Região que disputarão, a partir de maio, a Série B Cearense: Guarani de Juazeiro, Barbalha e Cariri Football Club. Ou seja, tem perspectiva de calendário cheio. Resta agora a torcida para que os clubes cearenses façam bom uso dos estádios.
Projeção sobre a utilização dos estádios cearenses no Campeonato Brasileiro:
– Arena Castelão: Ceará e Fortaleza. Eventualmente o Ferroviário
– PV: Ferroviário, Atlético e Floresta. Eventualmente Ceará e Fortaleza.
– Arena Romeirão: Crato e Icasa.
– Domingão: Floresta e Pacajus. Eventualmente Ferroviário
– João Ronaldo: Pacajus
Confira o calendário de disputa das divisões do Campeonato Brasileiro:
– Série A: 10/04 a 13/11 (Ceará e Fortaleza)
– Série B: 09/04 a 05/11
– Série C: 10/04 a 09/10 (Ferroviário, Atlético e Floresta)
– Série D: 17/04 a 25/09 (Pacajus, Crato e Icasa)
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.