Finalizada a 24ª rodada do Brasileirão, o departamento de matemática da Universidade Federal de Minais Gerais (UFMG) atualizou as estatísticas de prognóstico de rebaixamento, classificação para competições internacionais e de título. Quem ficou bem cotado após os jogos do fim de semana foi o Fortaleza, que, após a vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo, viu suas chances para a Sul-Americana chegarem a 47,2%, segundo os cálculos da instituição.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Se o Campeonato terminasse agora, o Fortaleza já teria uma vaga garantida na Sul-Americana, por ser o atual 12º colocado, a última posição que assegura vaga no torneio, no cenário atual (até o fim da temporada, há possibilidade de até o 15º colocado garantir vaga na Sula, dependendo do desfecho da Copa do Brasil, Sul-Americana e da Libertadores 2022).
Leia também | Fortaleza não sofreu gols nos 7 jogos que Fernando Miguel atuou na Série A
Em relação à permanência na Série A, o Fortaleza deu um grande salto e hoje possui 96,2% de chances de seguir na elite do Brasileirão, conforme a UFMG. Já sobre vaga na Libertadores, a projeção atual indica apenas 2,2% de chance de classificação.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Os dados do Ceará, o outro representante cearense no Brasileirão, são mais discretos. O Alvinegro possui 11,4% de chance de classificação para a Sul-Americana, 0,02% de chance de conquistar uma vaga na Libertadores e possui 76,4% de chance de permanência na Série A. O Vovô é o atual 15º colocado e possui apenas dois pontos de vantagem para o 1º time dentro da Zona de Rebaixamento.