Da aventura na terra firme para o mar, os Sertões realizam na próxima semana, entre os dias 1 e 6 de novembro, mais uma edição do XP Sertões Kitesurf, competição em formato de regata de longa distância, com características de um rally de endurance.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A edição 2022 contará com um percurso de 440 km em uma das regiões mais propícias do planeta para a prática do esporte: a faixa litorânea de Ceará e Piauí. A largada da competição será na Praia do Cumbuco, em Caucaia, para Barra Grande, já em território piauiense.
Além do downwind (avançar com o kite a favor do vento), a organização do XP Sertões Kitesurf incluiu também alguns trechos de upwind, em que a grande ajuda passa a ser um adversário. Outra novidade diz respeito à logística dos participantes. Depois da experiência de 2021 com o acampamento nas praias que marcaram os pontos de chegada e largada das etapas, foi liberada a hospedagem em hotéis e pousadas, o que vai movimentar a economia das pequenas cidades, e cada atleta poderá contar com sua própria equipe de apoio.
Ao todo, a competição conta com cinco categorias, todas no masculino e feminino com dois tipos de percurso: 440km para Pro e Elite, e 290km para Adventure, Master e Grand Master. A Pro é destinada a atletas profissionais e profissionais que trabalham com kit; a Elite para atleta amador de alta performance; a Adventure, com menor distância percorrida, para quem inicia no esporte ou quer um ritmo mais tranquilo; Master (acima de 45 anos) e Grand Master (acima de 55), também na versão reduzida do percurso.
Há ainda a categoria Experience, nas duas últimas etapas do evento (5 e 6/11), para aqueles que não têm disponibilidade de fazer a prova toda. Reno Romeu, primeiro campeão da história do Sertões Kitesurf na Pro, está de volta em busca do bi.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
No feminino, favoritismo de Gabriela Reynard, vice em 2021. A tricampeã mundial de kitesurf freestyle Bruna Kajiya também é destaque. Quatro outros campeões da edição inaugural voltam a encarar o XP Sertões Kitesurf: Nathalia Martino (Adventure Feminino); Denise Hajjar (Master Feminino); Gustavo Foerster (Adventure Masculino) agora na Pro, e Fernando Giestas (Master), desta vez na Grand Master. E o multiatleta paralímpico e apresentador de TV Fernando Fernandes também estará na água.
Ação Social
A exemplo da edição passada, o XP Sertões Kitesurf deste ano também contará com uma ação social. Desta vez, o objetivo é beneficiar cerca de 5 mil pessoas das cidades cearenses de Acaraúe Cruz (onde fica o Preá) com exames, consultas e procedimentos especializados nas especialidades de pediatria, dermatologia, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia, ginecologia, alergologia, oftalmopediatria, odontopediatria e gastroenterologia clínica. Outro destaque é o projeto de prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas com diabetes.
Roteiro XP Sertões Kitesurf
1/11 – Check-in Cumbuco (Kite Cabana Lounge)
2/11 – Cumbuco – Guajiru (Guajiru Kite Center)
Elite e Pro -109Km; Adventure/Master/Grand Master – 65Km
3/11 – Guajiru – Ilha do Guajiru (Pousada Bate Vento)
Elite e Pro – 95Km; Adventure/Master/Grand Master – 64Km
4/11 – Ilha do Guajiru – Preá (Rancho do Kite)
Elite e Pro – 75Km; Adventure/Master/Grand Master – 37Km
5/11 – Preá – Camocim (Bistrô Kite)
Elite e Pro – 96Km; Adventure/Master/Grand Master – 54Km
6/11 – Camocim – Barra Grande (Barra Grande Kite)
Elite e Pro – 68Km; Adventure/Master/Grand Master – 54Km